CORPO E MOVIMENTO: NOTAS PARA (RE)PENSAR O TRABALHO DOCENTE NOS TEMPOS E ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Nara Rejane Cruz de Oliveira Universidade Federal de São Paulo

Resumo

Este trabalho objetiva discutir o binômio corpo e movimento no contexto da Educação Infantil, situando o trabalho docente em seus tempos e espaços. O trabalho docente nesse contexto é discutido na dimensão das práticas pedagógicas cotidianas. É um estudo qualitativo descritivo, envolvendo pesquisa de campo, realizada com docentes de Educação Infantil. O referencial teórico adotado para análise é a Rede de Significações. Os resultados indicam que os docentes tomam como referência para seu trabalho o binômio corpo e movimento como algo relevante, que deve ser privilegiado na prática educativa, ao menos em seus discursos. As concepções que permeiam as práticas pedagógicas demonstram dificuldades para a compreensão deste binômio além de um conteúdo a ser tratado em tempos e espaços determinados no cotidiano. Os docentes também atribuem o papel de desenvolver atividades corporais expressivas a docentes especialistas, a exemplo de professores de Educação Fí­sica, evidenciando as históricas contradições relacionadas à corporeidade ao longo da formação humana. Conclui-se que a formação docente deve ser permeada por uma reflexão mais ampla sobre a corporeidade humana na Educação Infantil e neste contexto, o desenvolvimento de um trabalho docente que considere corpo e movimento em sua totalidade.

Biografia do Autor

Nara Rejane Cruz de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo

Departamento de Ciências do Movimento Humano. Á rea de Metodologia Cientí­fica

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Publicado

26-11-2013

Como Citar

Oliveira, N. R. C. de. (2013). CORPO E MOVIMENTO: NOTAS PARA (RE)PENSAR O TRABALHO DOCENTE NOS TEMPOS E ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 10(22), 44–59. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/750

Edição

Seção

Artigos