A prática pedagógica de murais no contexto de privação de liberdade: entre narrativas, culturas e arquivo escolar

Autores

  • Priscila Ribeiro Gomes UNIRIO
  • Maria do Carmo Martins UNICAMP

Resumo

O artigo buscou refletir sobre a produção de murais a partir de um olhar sensí­vel, o que permitiu aproximar as histórias de vida dos sujeitos às narrativas que eram expressas nos murais. Tal percepção possibilitou tecer articulações com Goodson (2007b), tendo em vista a proposição de uma pedagogia, assentada na narrativa, voltada para um aprendizado que representa, de outros modos, as disputas pelo caráter prescritivo do conhecimento escolar. A função narrativa como um saber pedagógico pavimentou o caminho para o entendimento do aprendizado que se espera na educação de mulheres adultas e em condição de privação de liberdade. Problematizou-se como as narrativas, presentes na formação de nossas sensibilidades, potencializam práticas educativas em uma escola prisional feminina. Resultados indicam que a materialidade da produção escolar das estudantes, elemento significativo para conhecer as práticas pedagógicas, precisa ser preservada, passando a compor os arquivos escolares, pois estes revelam outros aspectos das práticas culturais. Palavras-chave: Murais. Narrativas. Culturas. Arquivo escolar.

Biografia do Autor

Priscila Ribeiro Gomes, UNIRIO

Docente lotada no Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.Doutora em Educação pela Unicamp e mestre em Educação pela UNIRIO. Professora nos cursos de Arquivologia e Licenciatura em pedagogia modalidade a distância. Professora permanente do Programa de pós-graduação em Gestão de documentos e Arquivos (UNIRIO). Coordenadora do grupo de pesquisa do CNPq: Educação e arquivos: experiências em contextos plurais

Maria do Carmo Martins, UNICAMP

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1986), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000), pós-doutorado pela University of Brighton - Reino Unido (2011) e pela Universidad del Valle, Colômbia (2018). É professora livre-docente da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Memória, História e Educação, foi membro da "Red Educación, Cultura y Polí­tica en América Latina" (1999 -2013) e atualmente é membro da "Red Educación, Gobierno y Instituciones en contextos diversos" (desde 2010). Tem experiência de pesquisa em educação, especialmente voltada aos seguintes temas: história da educação, história do currí­culo, história da escola, patrimônio educativo (arquivos, centros de documentação e memória)

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Publicado

27-04-2020

Como Citar

Gomes, P. R., & Martins, M. do C. (2020). A prática pedagógica de murais no contexto de privação de liberdade: entre narrativas, culturas e arquivo escolar. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(53), 163–181. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7106

Edição

Seção

Seção temática