A Festa do Divino Espí­rito Santo em terreiro de culto de matriz africana e afro-brasileira

Autores

  • Edvaldo Costa Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar a Festa do Divino Espí­rito Santo, aqui no Brasil, com sua singularidade e seu aspecto educativo quando realizada em terreiros de religião cuja matriz é africana ou sincreticamente afro-brasileira. Traz como exemplo a festa na Casa das Minas, em São Luí­s do Maranhão, terreiro fundado em meados do século XIX por africanas de nação Jeje, que chegaram ao Maranhão como contrabando. A composição do texto resulta de pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fontes artigos, documentos governamentais, jornais maranhenses e sites diversos. O referencial teórico priorizou os estudos de Thompson (1992), Geertz (2008), Verger (1990), Alberti (2005), Portelli (1997), Ferretti (1996, 2012) e Prandi (2001) sobre a temática. A análise das fontes possibilitou inferir que festas do Divino realizadas em terreiros, celebram, simultaneamente, o Espí­rito Santo e santos católicos, além disso, se distinguem das demais festas quanto aos rituais religiosos e elementos simbólicos. Palavras-chave: Casa das Minas. Educação. Festa do Divino. Religiões afro-brasileiras. Tambor de mina.

Biografia do Autor

Edvaldo Costa Rodrigues, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOUTORANDO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. MESTRE EM EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. LICENCIADO EM PEDAGOGIA E HISTÓRIA, ATUALMENTE É TÉCNICO DA ÁREA DO CURRÍCULO ESCOLAR DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS, MARANHÃO.

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Publicado

28-02-2020

Como Citar

Rodrigues, E. C. (2020). A Festa do Divino Espí­rito Santo em terreiro de culto de matriz africana e afro-brasileira. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(48), 471–494. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7062

Edição

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Seção temática