Trabalho docente em espaços prisionais: valorização e condições de trabalho
Resumo
A pesquisa investiga como ocorre o processo de trabalho e as condições oferecidas ao docente para atuar na Educação de Jovens e Adultos em escolas inseridas em prisões. Para isso, busca-se identificar como se organiza a escola em suas condições materiais, físicas, pedagógicas e nas relações contratuais do trabalho docente. A abordagem é de cunho qualitativo realizado por meio de entrevistas narrativas com professores que lecionam em unidades penais. O estudo mobiliza pistas de que o trabalho do educador se realiza em condições frágeis, inadequadas e sem o reconhecimento formal e a devida valorização docente. Tais condições geram, por consequência, sensação de insegurança profissional e falta de perspectiva de ascensão na carreira. Assim, a qualidade do trabalho pedagógico, depende, quase que exclusivamente, do interesse e compromisso político e social do professor. Palavras-chave: Condições de trabalho. Educação de jovens e adultos. Educação em prisões. Trabalho docente.Downloads
Publicado
06-03-2020
Como Citar
José, G. de O. M., & Leite, Y. U. F. (2020). Trabalho docente em espaços prisionais: valorização e condições de trabalho. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(48), 146–167. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7058
Edição
Seção
Seção temática