Trabalho docente em espaços prisionais: valorização e condições de trabalho

Autores

  • Gesilane de Oliveira Maciel José Instituto Federal de Mato Grosso do Sul/Campus Coxim
  • Yoshie Ussami Ferrari Leite Unesp/ Presidente Prudente

Resumo

A pesquisa investiga como ocorre o processo de trabalho e as condições oferecidas ao docente para atuar na Educação de Jovens e Adultos em escolas inseridas em prisões. Para isso, busca-se identificar como se organiza a escola em suas condições materiais, fí­sicas, pedagógicas e nas relações contratuais do trabalho docente. A abordagem é de cunho qualitativo realizado por meio de entrevistas narrativas com professores que lecionam em unidades penais. O estudo mobiliza pistas de que o trabalho do educador se realiza em condições frágeis, inadequadas e sem o reconhecimento formal e a devida valorização docente. Tais condições geram, por consequência, sensação de insegurança profissional e falta de perspectiva de ascensão na carreira. Assim, a qualidade do trabalho pedagógico, depende, quase que exclusivamente, do interesse e compromisso polí­tico e social do professor. Palavras-chave: Condições de trabalho. Educação de jovens e adultos. Educação em prisões. Trabalho docente.

Biografia do Autor

Gesilane de Oliveira Maciel José, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul/Campus Coxim

Pedagoga, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Doutora em Educação pela FCT/Unesp/Campus de Presidente Prudente. É professora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, membro do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores, Polí­ticas Públicas e Espaço Escolar - GPFOPE e membro do Observatório da Violência e Sistema Prisional. Coordena o projeto Remição pela leitura no Instituto Penal de Campo Grande e na unidade de Coxim/MS.

Yoshie Ussami Ferrari Leite, Unesp/ Presidente Prudente

Livre-docente pela FCT/Unesp/Campus de Presidente Prudente, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, com Estágio de Pós-Doutoramento em Educação na Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/Unesp/Campus de Presidente Prudente. É lí­der do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores, Polí­ticas Públicas e Espaço Escolar - GPFOPE.

Downloads

Publicado

06-03-2020

Como Citar

José, G. de O. M., & Leite, Y. U. F. (2020). Trabalho docente em espaços prisionais: valorização e condições de trabalho. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(48), 146–167. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7058

Edição

Seção

Seção temática