A relação com o saber de jovens acautelados

Autores

  • Eunice Maria Nazarethe Nonato Universidade Vale do Rio Doce
  • Ana Cristina Marques Lemos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Edmarcius Carvalho Novaes Universidade Vale do Rio Doce
  • Maria Celeste Reis Fernandes de Souza Universidade Vale do Rio Doce

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou compreender a relação com o saber de jovens acautelados, utilizando como referência teórica e metodológica os aportes sobre a relação com o saber de Bernard Charlot. Participaram do estudo 20 jovens acautelados em um Centro no interior de Minas Gerais. Os dados foram gerados por meio do balanço de saber, instrumento proposto por Charlot (2009). Os resultados indicam a importância da escola como lugar de aprendizagens afetivas, que se sobrepõem às aprendizagens escolares. Esses jovens adotam saberes especí­ficos para interpretação do mundo em que vivem e para nele sobreviverem. Conclui-se que a escola se reveste de importância para esses sujeitos enquanto lugar de encontro e possibilidade de mudanças de vida. Palavras-chave: Jovens. Acautelamento. Relação com o Saber.

Biografia do Autor

Eunice Maria Nazarethe Nonato, Universidade Vale do Rio Doce

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito Vale do Rio Doce (1998) e graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce (1985). Mestre em Educação (2002). Realizou em 2009 estágio doutoral na Universidade de Coimbra(Portugal). Doutorou-se pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - RS (2010). Atualmente é pesquisadora e professora e no curso de Mestrado em Gestão Integrada do Território da Universidade Vale do Rio Doce.

Ana Cristina Marques Lemos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Gestão Integrada do Território pela Universidade Vale do Rio Doce (2014-2016). É servidora pública estadual de carreira na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SRE-Governador Valadares) desde o ano de 2005. Diretora da Escola Estadual Israel Pinheiro em Governador Valadares.

Edmarcius Carvalho Novaes, Universidade Vale do Rio Doce

Mestre em Gestão Integrada do Território e Doutorando em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor e pesquisador com dedicação exclusiva na Universidade do Vale do Rio Doce.

Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, Universidade Vale do Rio Doce

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola - FAFILE (1983), Mestre em Ciências de la Educación pelo Instituto Enrique José Varona, Havana. (2001), Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2008) e realizou estágio de pós-doutoramento em educação na Universidade Federal de Sergipe (2015). É professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Integrada do Território da Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE.

Downloads

Publicado

27-04-2020

Como Citar

Nonato, E. M. N., Lemos, A. C. M., Novaes, E. C., & Souza, M. C. R. F. de. (2020). A relação com o saber de jovens acautelados. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(53), 141–162. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7053

Edição

Seção

Seção temática