Relações étnico-raciais e escola: práticas de ensino para o enfrentamento ao racismo

Autores

  • Patrícia Gouvêa Nunes Instituto Federal Goiano
  • Júlia Pereira Peres Instituto Federal Goiano
  • Rosineide Nogueira Paniago Instituto Federal Goiano
  • Natália do Carmo Louzada Instituto Federal Goiano

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210114

Resumo

Este texto apresenta os estudos desenvolvidos no âmbito da pesquisa que teve como objetivo investigar possí­veis ações de prevenção às situações de discriminação racial no ambiente escolar, propondo, para tanto, práticas de ensino acerca das questões raciais nos anos finais do ensino fundamental em um colégio público. O trabalho foi desenvolvido na abordagem qualitativa, por meio de análise de livros didáticos; observação e registro em diário de campo a partir do acompanhamento do ambiente escolar; análise das práticas de ensino desenvolvidas; e aplicação de questionários aos estudantes. Os resultados apontam que as ações desenvolvidas oportunizaram a reflexão entre os(as) estudantes sobre a cultura afrobrasileira, favorecendo o combate ao preconceito e discriminação racial no ambiente escolar. Obteve-se, ainda como resultado, a inserção da disciplina denominada "Educação Étnico-Racial", no colégio investigado. Palavras-chave: Práticas de Ensino. Ambiente Escolar. Relações Étnico-Raciais.

Biografia do Autor

Patrícia Gouvêa Nunes, Instituto Federal Goiano

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Goiano, Campus Rio Verde. Coordena o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indí­genas (NEABI) do IFGoiano, Campus Rio Verde.

Júlia Pereira Peres, Instituto Federal Goiano

Estudante do curso de Licenciatura em Quí­mica do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Goiano, Campus Rio Verde.

Rosineide Nogueira Paniago, Instituto Federal Goiano

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Goiano, Campus Rio Verde.

Natália do Carmo Louzada, Instituto Federal Goiano

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Goiano, Campus Ceres.

Downloads

Publicado

09-04-2021

Como Citar

Nunes, P. G., Peres, J. P., Paniago, R. N., & Louzada, N. do C. (2021). Relações étnico-raciais e escola: práticas de ensino para o enfrentamento ao racismo. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(56), 211–232. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210114

Edição

Seção

Artigos