DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PARA A INCORPORAÇÃO DAS TIC NOS PROCESSOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Resumo
A presente pesquisa, em uma abordagem qualitativa, sem desprezar os dados quantificáveis, teve como objetivo investigar o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nos processos do ensino e da aprendizagem do ensino fundamental. As técnicas e instrumentos de coleta de dados foram a análise documental do Projeto Político Pedagógico das escolas, o diário de campo, o questionário misto e a entrevista semiestruturada, tendo como sujeitos os professores e os gestores. O locus da pesquisa foram escolas públicas dos municípios que integram a mesorregião do oeste catarinense e do ABC paulista, previamente selecionados, totalizando dois municípios do oeste de Santa Catarina e um município do ABC de São Paulo, sendo uma escola em cada município. A análise dos dados coletados possibilitou constatar que professores e gestores reconhecem o potencial das TIC para favorecer os processos do ensino e da aprendizagem, ainda que não haja relação direta com os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Contudo, ficou evidente a necessidade de se desenvolver a cultura tecnológica que implica a gestão escolar das TIC. Revelou, também, que há necessidade de se oferecer formação para os educadores, de modo que seja efetivada a gestão escolar das TIC, o que não se dá isento da definição e redefinição de políticas públicas em educação. Palavras-chave: Políticas Públicas. Processos de Ensino e Aprendizagem. TICDownloads
Publicado
18-02-2014
Como Citar
Rios, M. P. G., Sousa, K. L. de O., Sopelsa, O., & Casagrande, M. A. (2014). DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PARA A INCORPORAÇÃO DAS TIC NOS PROCESSOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(23), 209–230. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/702
Edição
Seção
Artigos