DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PARA A INCORPORAÇÃO DAS TIC NOS PROCESSOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Mônica Piccione Gomes Rios Pontifí­cia Universidade Católica de Campinas
  • Klinger Luiz de Oliveira Sousa Faculdade São Leopoldo Mandic
  • Ortenila Sopelsa Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Mirelle Araujo Casagrande Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

A presente pesquisa, em uma abordagem qualitativa, sem desprezar os dados quantificáveis, teve como objetivo investigar o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nos processos do ensino e da aprendizagem do ensino fundamental. As técnicas e instrumentos de coleta de dados foram a análise documental do Projeto Polí­tico Pedagógico das escolas, o diário de campo, o questionário misto e a entrevista semiestruturada, tendo como sujeitos os professores e os gestores. O locus da pesquisa foram escolas públicas dos municí­pios que integram a mesorregião do oeste catarinense e do ABC paulista, previamente selecionados, totalizando dois municí­pios do oeste de Santa Catarina e um municí­pio do ABC de São Paulo, sendo uma escola em cada municí­pio. A análise dos dados coletados possibilitou constatar que professores e gestores reconhecem o potencial das TIC para favorecer os processos do ensino e da aprendizagem, ainda que não haja relação direta com os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Contudo, ficou evidente a necessidade de se desenvolver a cultura tecnológica que implica a gestão escolar das TIC. Revelou, também, que há necessidade de se oferecer formação para os educadores, de modo que seja efetivada a gestão escolar das TIC, o que não se dá isento da definição e redefinição de polí­ticas públicas em educação. Palavras-chave: Polí­ticas Públicas. Processos de Ensino e Aprendizagem. TIC

Biografia do Autor

Mônica Piccione Gomes Rios, Pontifí­cia Universidade Católica de Campinas

Monica Piccione Gomes Rios Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências e Letras Senador Fláquer (1982), graduação em Quí­mica pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Oswaldo Cruz (1982), mestrado em Educação (Currí­culo) pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (1992), especialização em Avaliação í  Distância pela Universidade de Brasí­lia (1999) e doutorado em Educação (Currí­culo) pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é professora da Pontifí­cia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, currí­culo, avaliação, ensino/aprendizagem, formação de educadores e projetos interdisciplinares.

Klinger Luiz de Oliveira Sousa, Faculdade São Leopoldo Mandic

Doutor em Educação: Currí­culo pela PUC/SP. Docente nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Faculdade São Leopoldo Mandic em Campinas. Pesquisador do Grupo de Pesquisa de Avaliação Educacional de Instituições de Ensino do Programa de Pós-Graduação de Educação: Currí­culo da PUC/SP.

Ortenila Sopelsa, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Educação pela UNIMEP/SP. Docente do Programa de Mestrado, Pedagogia e Licenciaturas da UNOESC. Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Formação Docente e Práticas de Ensino do Programa de Mestrado em Educação. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Formação Docente e Práticas de Ensino do Programa de Mestrado em Educação.

Mirelle Araujo Casagrande, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduanda do Curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC e bolsista do PIBIC.

Publicado

18-02-2014

Como Citar

Rios, M. P. G., Sousa, K. L. de O., Sopelsa, O., & Casagrande, M. A. (2014). DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PARA A INCORPORAÇÃO DAS TIC NOS PROCESSOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(23), 209–230. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/702

Edição

Seção

Artigos