A regulação da Educação Superior Brasileira no atual contexto democrático

Autores

  • Marcos Rek Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus Pato Branco-PR

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210132

Resumo

O presente artigo objetiva efetuar uma análise da regulação da Educação Superior no Brasil, visualizada a partir da instauração do regime democrático de direito vigente com a promulgação da Constituição Federal do Brasil em 1988. Para tal, inicialmente, efetua-se uma revisão teórica, identificando-se conceitos e aspectos da regulação, evidenciando a sua gênese a partir de movimentos de reforma e reestruturação do Estado no perí­odo de análise. Num segundo momento, por meio de pesquisa documental à legislação federal, procura elencar as normas regulatórias mais significativas desde então instituí­das no cenário da educação superior brasileira e identificar as principais caracterí­sticas destas polí­ticas educacionais, concluindo-se desta análise que, na vigência da atual democracia, apesar de possí­veis intervenções externas e neoliberais e com a abertura do mercado educacional às instituições privadas, rumou essencialmente na ampliação do acesso, permanência e à democratização de oportunidades à educação superior, refletindo numa maior equidade social. Palavras-chave: Regulação. Marcos regulatórios. Educação Superior Brasileira.

Biografia do Autor

Marcos Rek, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus Pato Branco-PR

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus Pato Branco, na linha de pesquisa Regionalidade e Desenvolvimento, com a abordagem da Gestão Socioambiental na Administração Pública. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus Pato Branco. Especialista em Auditoria, Perí­cia e Custos pela Faculdade Mater Dei - Pato Branco/PR.

Downloads

Publicado

09-04-2021

Como Citar

Rek, M. (2021). A regulação da Educação Superior Brasileira no atual contexto democrático. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(57), 244–266. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210132

Edição

Seção

Artigos