A regulação da Educação Superior Brasileira no atual contexto democrático
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210132Resumo
O presente artigo objetiva efetuar uma análise da regulação da Educação Superior no Brasil, visualizada a partir da instauração do regime democrático de direito vigente com a promulgação da Constituição Federal do Brasil em 1988. Para tal, inicialmente, efetua-se uma revisão teórica, identificando-se conceitos e aspectos da regulação, evidenciando a sua gênese a partir de movimentos de reforma e reestruturação do Estado no período de análise. Num segundo momento, por meio de pesquisa documental à legislação federal, procura elencar as normas regulatórias mais significativas desde então instituídas no cenário da educação superior brasileira e identificar as principais características destas políticas educacionais, concluindo-se desta análise que, na vigência da atual democracia, apesar de possíveis intervenções externas e neoliberais e com a abertura do mercado educacional às instituições privadas, rumou essencialmente na ampliação do acesso, permanência e à democratização de oportunidades à educação superior, refletindo numa maior equidade social. Palavras-chave: Regulação. Marcos regulatórios. Educação Superior Brasileira.Downloads
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