Grupos de pesquisa de polí­tica educacional na região Norte: espaços mobilizadores de formação de pesquisadores

Autores

  • Cleide Carvalho de Matos Universidade Federal do Pará
  • Manuelle Espindola dos Reis Universidade Federal do Pará

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição dos grupos de pesquisa sobre polí­tica educacional cadastrados no Diretório de Grupos do CNPq localizados na região Norte do Brasil para a formação de pesquisadores. O problema que motivou o estudo está enunciado na seguinte pergunta: qual a contribuição dos grupos de pesquisa sobre polí­tica educacional cadastrados no Diretório de Grupos do CNPq localizados na região Norte do Brasil para a formação de pesquisadores? Pierre Bourdieu constitui aporte teórico-metodológico para compreendermos os processos de formação e organização do campo da polí­tica educacional e sua contribuição para a formação de pesquisadores. A institucionalização de grupos de pesquisas tornou-se imprescindí­vel para o fortalecimento de diversas áreas [texto removido] da produção do conhecimento [texto removido], por conseguinte, o campo da polí­tica educacional [texto removido] se manifesta como espaço mobilizador de formação de pesquisadores na região Norte do Brasil.

Biografia do Autor

Cleide Carvalho de Matos, Universidade Federal do Pará

Doutora em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, PPGED/UFPA (2016), Mestre em Educação, PPGED/UFPA (2010), Especialista em Estudos Culturais da Amazônia pela UFPA (2004) e Graduação em Pedagogia pela UFPA. É Professora Adjunto 2 da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Marajó, Breves, exercendo a docência no curso de Pedagogia. Tem experiência nos seguintes temas: formação de professores, didática, currí­culo e educação do campo. Pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currí­culo, NEPEC.

Manuelle Espindola dos Reis, Universidade Federal do Pará

Mestra em Gestão Pública pela Universidade Federal do Pará (UFPA/NAEA) (2016), Licenciada Plena em Pedagogia e letras pela Universidade Federal do Pará (2008). Têm experiências nas áreas de currí­culo, educação ambiental, educação do campo, saberes culturais e relações identitárias. Trabalhou nas escolas rurais multisseriadas, desenvolvendo acompanhamento pedagógico, promovendo formação continuada (Breves). Desenvolveu atividades com ví­nculo empregatí­cio no processo de discussão com as comunidades para iniciar a estrutura fí­sica e metodológica da "Casa familiar Rural" (Breves). Trabalhou como professora no Plano Nacional de Formação - PARFOR pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFPA) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Professora Técnica Pedagógica Educacional na Secretaria Municipal de Educação do Municí­pio de Breves/PA e professora substituta na Universidade Federal do Pará (UFPA).

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Publicado

23-09-2019

Como Citar

Matos, C. C. de, & Reis, M. E. dos. (2019). Grupos de pesquisa de polí­tica educacional na região Norte: espaços mobilizadores de formação de pesquisadores. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(46), 111–130. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6932

Edição

Seção

Temática dezembro