Polí­ticas para a educação básica a partir da década de 1990: existe uma Agenda Globalmente Estruturada para a Educação (AGEE) no Brasil?

Autores

  • Aline Fabiane Barbieri Instituto Federal do Paraná
  • Mário Luiz Neves de Azevedo Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Este artigo tem o objetivo principal de analisar a Agenda Globalmente Estruturada para a Educação (AGEE) e sua provável consolidação no Brasil. Para isto, são examinados documentos de polí­ticas nacionais e internacionais, publicados a partir dos anos de 1990, com a finalidade de observar a sintonização das polí­ticas educacionais brasileiras com as recomendações das organizações internacionais (OIs). Trata-se de um estudo bibliográfico e documental. Argumenta-se que a AGEE para a educação básica vem sendo internalizada no Brasil não via imposição internacional, mas por um processo de assimilação ativa. Espera-se que as análises desenvolvidas nesta pesquisa possam contribuir para uma reflexão crí­tica sobre os consensos internacionais que são estabelecidos no campo das polí­ticas educacionais e sobre as consequências de suas assimilações no âmbito da polí­tica nacional, sobretudo no que se refere à noção de educação como um bem público. Palavras-chave: Educação básica. Organizações Internacionais. Agenda Globalmente Estruturada para a Educação.

Biografia do Autor

Aline Fabiane Barbieri, Instituto Federal do Paraná

Docente no Instituto Federal do Paraná - Campus Pitanga (IFPR). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR).

Mário Luiz Neves de Azevedo, Universidade Estadual de Maringá

Professor Titular no Depto. de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutor em Educação pela FE-USP. Pós-doutorado na Universidade de Cambridge. Pesquisador do CNPq.

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Publicado

23-09-2019

Como Citar

Barbieri, A. F., & Azevedo, M. L. N. de. (2019). Polí­ticas para a educação básica a partir da década de 1990: existe uma Agenda Globalmente Estruturada para a Educação (AGEE) no Brasil?. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(46), 131–153. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6925

Edição

Seção

Temática dezembro