Articulação entre ensino, pesquisa e extensão na atuação do professor da Educação Superior

Autores

  • Paula Vanessa Bervian Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - campus Cerro Largo e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
  • Maria Cristina Pansera-de-Araújo Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
  • Cátia Maria Nehring Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão expressa por professores de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES). O corpus foi constituí­do pelas respostas de 106 professores de IES a um questionário semiestruturado sobre caracterização dos participantes (formação, tempo de serviço, tipo de instituição, sexo e idade); conhecimento de documentos institucionais e atuações de ensino, pesquisa e extensão. Utilizou-se a análise textual discursiva (ATD) para analisar as respostas dos professores. Pela ATD, as respostas foram desconstruí­das em unidades, reconstruí­das em categorias e interpretadas em metatextos. Emergiram três categorias: preponderância da atividade de ensino; relações entre ensino, pesquisa e extensão na atuação do professor e fragilidades das ações de ensino, pesquisa e extensão na prática docente. Identificaram-se compreensões parciais sobre a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão na atuação profissional do professor da Educação Superior, independentemente de suas atribuições contratuais especí­ficas. Palavras-chaves: Desenvolvimento profissional. Formação docente. Polí­ticas educacionais.

Biografia do Autor

Paula Vanessa Bervian, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - campus Cerro Largo e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura - Ciências Biológicas pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Campus Uruguaiana (2007) e mestrado em Biologia - Diversidade e Manejo de Vida Silvestre pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) desde 2013 da área de Ensino de Ciências/Biologia. Atualmente professora no campus Cerro Largo/RS, participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Maria Cristina Pansera-de-Araújo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1978), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professora titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, currí­culo, ensino de ciências e de biologia, educação ambiental e em saúde e biodiversidade.

Cátia Maria Nehring, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Possui graduação em Ciências: Licenciatura Plena Habilitação Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1993), Graduação em Ciências Licenciatura Plena Habilitação Quí­mica pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professora Adjunto 3 da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Professora do DCEEng - Departamento de Ciências Exatas e Engenharias. Programa de Educação nas Ciências - Mestrado e Doutorado. Reitora da UNIJUÍ - Gestão 2017/2019.Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente com os seguintes temas: educação matemática, formação inicial e continuada, ensino aprendizagem e ensino superior. É avaliadora ad doc do SINAES/INEP/MEC desde 2009, de cursos de matemática e institucional. Lí­der do Grupo de Pesquisa - GEEM - Grupo Estudos em Educação Matemática - 1996.

Downloads

Publicado

09-04-2021

Como Citar

Bervian, P. V., Pansera-de-Araújo, M. C., & Nehring, C. M. (2021). Articulação entre ensino, pesquisa e extensão na atuação do professor da Educação Superior. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(56), 107–124. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6924

Edição

Seção

Artigos