TRABALHO DOCENTE E IDENTIDADES: IMPLICAÇÕES NO SUCESSO ESCOLAR

Autores

  • Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Amélia da Costa Lopes Universidade do Porto-FPCEUP

Resumo

TRABALHO DOCENTE E IDENTIDADES: IMPLICAÇÕES NO SUCESSO ESCOLAR Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante Universidade Federal de Alagoas -UFAL Maria Amélia da Costa Lopes Universidade do Porto-FPCEUP RESUMO Este artigo faz uma reflexão sobre o sucesso educativo de duas turmas de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico em Escolas Públicas de Portugal, localizadas na Região Norte, nos Distritos de Porto e Braga, vendo uma possí­vel relação entre esse sucesso com as identidades profissionais das professoras das turmas. Para tanto, realizamos observações em sala de aula e entrevistas semiestruturadas. Fundamentamos as reflexões com base em autores que discutem a formação das identidades docentes em interface com as novas demandas educacionais, dentre os quais citamos: Kleiman (1998); Lopes (1993, 2002, 2007a e b, 2012); Lopes & Pereira (2008); Placco et al. (2012), entre outros. Justificamos a realização de estudos dessa natureza tendo em vista as exigências do contexto atual, caracterizado como de instabilidade social intensa, no qual as reformas educacionais têm sido o fator mais importante, na medida em que solicita uma verdadeira reestruturação no trabalho docente e, por conseguinte, afeta as identidades dos profissionais da educação. Para tentarmos entender a relação entre esse sucesso e as identidades das docentes, buscamos respostas para as seguintes indagações: é possí­vel estabelecer uma relação entre o sucesso educativo dos alunos das duas turmas e as identidades das docentes? Como ocorreu a trajetória profissional dessas professoras? Quais as expectativas dessas docentes com relação ao sucesso escolar de seus alunos? Os resultados apontam que o sucesso educativo dos alunos se relaciona com vários aspectos das identidades das docentes, dentre os quais a visão otimista da educação, a perspectiva de sucesso dos alunos, as trajetórias marcadas por experiências exitosas em vários contextos educacionais, o exercí­cio de função. Para além disso, existe um conjunto de variáveis educacionais que são respondidas de forma adequada pela escola, pelas famí­lias, pelo desenvolvimento de programas e projetos e sobretudo pela formação e compromisso profissional das professoras. Palavras-Chave: Trabalho Docente; Identidade Docente; Sucesso Escolar Endereço: Av. Silvio Viana, nº 2357, Aptº 401, Ponta Verde, Maceió-AL. CEP: 57.035-160 Telefone: (82) 99058205 E-mail: auxiliadora.s.cavalcante@gmail.com E-mail: amelia@fpce.up.pt

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1996), Doutorado em Letras e Lingí¼í­stica pela Universidade Federal de Alagoas (2001) e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto-PT (2011). É professora associada III da Universidade Federal de Alagoas (2002). Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação da UFAL e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL e dos Cursos de Graduação em Pedagogia presencial e í  distância, do Curso de Letras. Atua nos seguintes temas: teorias, métodos, materias e práticas pedagógicas de leitura e escrita; ensino e aprendizagem de lí­ngua portuguesa, variação lingí¼í­stica e ensino; alfabetização e letramento; saberes e metodologias no ensino da Lí­ngua Portuguesa; formação de professores inicial e educação continuada. É lí­der do Grupo de Pesquisa CNPq GRUPO DE INVESTIGAÇÃO E ESTUDOS EM LEITURA E ESCRITA E ESCRITA - GIELE e membro do Grupo de Pesquisa "Escola, Currí­culo e Formação de Identidades"-CIIE da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto-PT. Coordenou o PROCAD 168/2007, em parceria com a PUC -São Paulo e a Estácio de Sá- Rio de Janeiro, no qual desenvolveu a pesquisa "Trabalho Docente e Subjetividade", com foco em questões relacionadas í s atividades docentes. É Coordenadora do PIBID UAB/UFAL, no qual desenvolve a pesquisa" MAIS LEITURA NA FORMAÇÃO DOCENTE E NA SALA DE AULA" e da qual participam 20 bolsistas de PIBID e 04 Professoras dos anos iniciais, de 04 escolas publicas municipais, sendo 02 em Olho D'Água das Flores-Al e 02 em Santana do Ipanema-AL. É pesquisadora do Observatório da Educação em Alagoas, no qual participa do projeto O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA EM ESCOLAS PÚBLICAS ALAGOANAS: RECURSOS, ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS INOVADORAS PARA REDUÇÃO DO ANALFABETISMO ESCOLAR. Em 2007-2008, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da UFAL. Em 2007 coordenou o 18º Encontro de Pesquisa em Educação do Norte e Nordeste-EPENN, que teve um público de 2350 participantes. Coordenou em 2007 e 2008 o projeto de Integração da Pós-Graduação com a Graduação. É avaliadora de Cursos e de Instituição do MEC/INEP.

Maria Amélia da Costa Lopes, Universidade do Porto-FPCEUP

Doutora em Ciências da Educação, com a tese " Libertar o desejo, resgatar a inovação: a construção de identidades profissionais em docentes do 1º CEB (FPCEUP), Professora Catedrática, com agregação da Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade do Porto-PT-FCEUP e Diretora do Mestrado em Ciências da Educação (FCEUP). E-mail: amelia@fpce.up.pt

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Publicado

10-10-2013

Como Citar

Cavalcante, M. A. da S., & Lopes, M. A. da C. (2013). TRABALHO DOCENTE E IDENTIDADES: IMPLICAÇÕES NO SUCESSO ESCOLAR. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 10(22), 4–23. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/678

Edição

Seção

Artigos