Cí­rculo restaurativo e o pensamento freiriano: aproximações entre a educação e a justiça restaurativa

Autores

  • Daniele Dorotéia Lima UFPA
  • Cenira Heloise Baia Silva Universidade Federal do Pará

Resumo

No contexto educacional observamos uma realidade cada vez mais plural, complexa e diversificada, e que muitas vezes desencadeia conflitos, discriminações e violências. Esse artigo se insere nesse contexto com o objetivo de apresentar o cí­rculo restaurativo como uma possibilidade formativa no ambiente escolar, além de fazer a aproximação entre o pensamento educacional freiriano e o paradigma restaurativo de justiça. Para isso, as obras de Paulo Freire (1967, 1986, 1996, 2000 e 2016) foram analisadas de modo a investigar as contribuições do autor para o processo restaurativo. Já a temática da justiça restaurativa e educação foi apreciada por Santana (2011) e Marques (2015). Como resultado desse trabalho, podemos apontar que as ideias de Paulo Freire transcendem a própria área educacional, que parece ser a mesma proposta da justiça restaurativa, de tentar humanizar o direito. Evidencia-se a ideia de que para se conquistar êxito nos cí­rculos restaurativos é necessário saber respeitar a autonomia das vontades dos indiví­duos, valorizando o protagonismo dos sujeitos envolvidos no processo e a sua identidade, de modo a incentivar a tomada consciente de decisões construí­da a partir do diálogo. Palavras-chave: Cí­rculo Restaurativo. Paulo Freire. Educação.

Biografia do Autor

Daniele Dorotéia Lima, UFPA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), doutorado em Educação em Ciências e Matemática pelo PPGECM/IEMCI/UFPA (2015). Desenvolve pesquisa na linha Formação de Professores com trabalhos voltados para a Educação Cientí­fica e (auto)biografia docente. Atuou por 19 anos como professora da Secretaria Municipal de Ensino e por 12 anos como Técnica em Assuntos Educacionais da UFPA. Esteve a frente da Diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental - Secretaria de Estado de Educação do Pará (2008 e 2009). Tem experiência na Educação Básica e Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: organização do trabalho pedagógico, formação de professores, educação em ciências e matemática, polí­ticas públicas e infância. É membro do grupo de pesquisa de formação de professores (TRANS)FORMAR, vinculado ao IEMCI/UFPA, bem como atua na extensão universitária junto ao Clube de Ciências da UFPA. Em 2017 passou a ser credenciada no Programa de Pós-Graduação em Currí­culo e Gestão da Escola Básica - PPEB. Compõe o núcleo gestor do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação. É membro do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita Flor do Grão Pará. Atualmente atua como professora associada na Universidade Federal do Pará, no Instituto de Ciências da Educação-ICED

Cenira Heloise Baia Silva, Universidade Federal do Pará

Bacharel em direito, pela UFPA; Especialista em Filosofia da Educação, pela UFPA; Licenciada plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará. Pedagoga Técnica Administrativa na Universidade Federal do Pará.

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Publicado

27-10-2020

Como Citar

Lima, D. D., & Baia Silva, C. H. (2020). Cí­rculo restaurativo e o pensamento freiriano: aproximações entre a educação e a justiça restaurativa. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(53), 246–275. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6775

Edição

Seção

Artigos