Tendências metodológicas nas pesquisas em polí­ticas educacionais (2000-2010): análise de procedimentos/técnicas de coleta e análise de dados

Autores

  • Márcia Aparecida Jacomini Universidade Federal de São Paulo
  • Rosana Evangelista da Cruz Universidade Federal do Piauí­
  • Valdelaine da Rosa Mendes Universidade Federal de Pelotas

Resumo

O artigo apresenta e analisa os procedimentos metodológicos de 1.283 teses e dissertações sobre polí­ticas educacionais, produzidas no perí­odo de 2000 a 2010, em programas de Pós-Graduação em Educação que tiveram nota igual ou superior a cinco na avaliação trienal da CAPES encerrada em 2010. Adotou-se como referencial teórico autores que discutem questões epistemológicas, teóricas e metodológicas de pesquisa e que advogam a articulação entre estes aspectos e as escolhas dos procedimentos de coleta e análise dos dados. Trata-se de estudo documental e bibliográfico, cujos principais documentos analisados foram os resumos das teses e dissertações que compõem o escopo da pesquisa. Constatou-se a predominância de utilização de técnicas como entrevista, observação e questionário. Os resultados indicam a predominância da pesquisa qualitativa e um reduzido número de estudos que trabalharam com análises estatí­sticas, em que pese o potencial desse tipo de pesquisa no campo das polí­ticas educacionais.

Biografia do Autor

Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo.

Rosana Evangelista da Cruz, Universidade Federal do Piauí­

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Professora da Universidade Federal do Piauí­.

Valdelaine da Rosa Mendes, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Professora da Universidade Federal de Pelotas-RS.

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Publicado

09-10-2019

Como Citar

Jacomini, M. A., Cruz, R. E. da, & Mendes, V. da R. (2019). Tendências metodológicas nas pesquisas em polí­ticas educacionais (2000-2010): análise de procedimentos/técnicas de coleta e análise de dados. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(46), 7–30. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6706

Edição

Seção

Temática dezembro