Contribuições e implicações do estudo dos saberes docentes na formação policial militar: uma análise do corpo docente do curso superior de tecnologia em atividades de polí­cia ostensiva de 2014

Autores

  • Hélio Hiroshi Hamada Academia de Polí­cia Militar de Minas Gerais
  • Ronilson de Souza Luiz Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

O artigo explora os domí­nios que constituem os saberes docentes na Escola de Formação de Soldados da Polí­cia Militar de Minas Gerais. A formação e a atuação de policiais militares têm suscitado pesquisas no sentido de compreender aspectos que interferem no ensino profissional de segurança pública. Sendo o professor um dos principais atores do ambiente escolar, buscou-se compreender como os professores lidam com seus saberes no exercí­cio da atividade docente. A coleta de dados se deu junto a uma amostra de 220 professores. Observou-se que a docência na instituição castrense possui particularidades próprias, cujo cotidiano e práticas docentes formam um arcabouço teórico e prático que estruturam o saber docente local, nos termos de Perrenoud e Tardif. Conclui-se que as experiências e conhecimentos são compartilhados formando uma rede que envolve professores, alunos e a administração da escola, por longos perí­odos, em razão da estética policial militar. Palavras-chave: Educação. Polí­cia Militar. Saber docente. Professor.

Biografia do Autor

Hélio Hiroshi Hamada, Academia de Polí­cia Militar de Minas Gerais

Doutor e Mestre em Educação pela UFMG, Coronel QOR da Polí­cia Militar de Minas Gerais, Especialista em Gestão de Segurança Pública e Gestão Estratégica de Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro, Especialista em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública pela UFMG.

Ronilson de Souza Luiz, Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo

Pós-doutor em Educação pela PUC-SP, Major da Polí­cia Militar de São Paulo, docente na Academia de Polí­cia Militar do Barro Branco e na Faculdade Legale.

Downloads

Publicado

17-03-2021

Como Citar

Hamada, H. H., & Luiz, R. de S. (2021). Contribuições e implicações do estudo dos saberes docentes na formação policial militar: uma análise do corpo docente do curso superior de tecnologia em atividades de polí­cia ostensiva de 2014. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(56), 144–166. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6686

Edição

Seção

Artigos