A formação dos educadores e a aprendizagem dos educandos da Educação de Jovens e Adultos-EJA: limites e possibilidades dessas relações

Autores

  • Maria Luiza Ferreira Duques Universidade do Estado da Bahia
  • Antonio Amorim Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210047

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar a relação entre a formação dos educadores e o desenvolvimento das aprendizagens dos educandos jovens e adultos do municí­pio de Matina, estado da Bahia. A investigação se pautou na abordagem qualitativa com delineamento no estudo de caso. Para coleta de dados, lançou-se mão da observação e da entrevista semiestruturada com educadores e educandos de três escolas que ofertam a EJA. A interlocução teórica se estabeleceu, dentre outros, com Freire (2005), Haddad e Di Pierro (2000), Arroyo (2005), Charlot (2008), Fávero (2009), Soares (2006). O estudo revelou que existe uma estreita articulação entre a formação dos educadores, a prática desenvolvida na EJA e as aprendizagens dos educandos. Os educadores apontaram a implicação da formação no desenvolvimento dos educandos ao mencionarem terem dificuldade em lidar com os eventos do cotidiano da EJA. Os educandos reivindicam melhorias na qualidade da educação ofertada nessa modalidade educativa. Palavras-chave: EJA. Formação dos educadores. Aprendizagem dos educandos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Ferreira Duques, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação de Jovens e Adultos e Especialista em Práticas Docentes Interdisciplinares, pela Universidade do Estado da Bahia.

Antonio Amorim, Universidade do Estado da Bahia

Professor Titular do Departamento de Educação do Campus I, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Downloads

Publicado

19-01-2021

Como Citar

Duques, M. L. F., & Amorim, A. (2021). A formação dos educadores e a aprendizagem dos educandos da Educação de Jovens e Adultos-EJA: limites e possibilidades dessas relações. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(53), 398–418. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210047

Edição

Seção

Artigos