Mediadores e formas de ler literatura digital e digitalizada por leitores jovens

Autores

  • Mônica Daisy Vieira Araújo Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

A leitura literária digital é compreendida como a leitura de literatura digital e de literatura digitalizada. Apresentamos os modos de ler literatura digital e digitalizada e o papel dos mediadores e instâncias de leitores jovens. A investigação adotou uma perspectiva quantitativa e qualitativa com aplicação de questionário a 342 jovens de estratos socioeconômicos diferenciados e acompanhamos as práticas de leitura de 6 leitores jovens. O aporte teórico baseia-se nos estudos sobre a história do livro e da leitura, da leitura literária digital e da sociologia. Verificamos que os modos de realizar as leituras literárias digitais variam segundo o tipo de obra, o tempo disponí­vel para a leitura, o dispositivo digital utilizado, entre outros elementos que irão imprimir comportamentos e gestos diferenciados no ato da leitura. Destaca-se a importância dos colegas, da sociabilidade literária na Internet e da indústria cultural que se configuram como mediadores na formação dos leitores jovens. Palavras-chave: Literatura digital. Leitura literária digital. Leitores Jovens. Mediadores.

Biografia do Autor

Mônica Daisy Vieira Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais do departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. Pesquisadora do Centro de Alfabetização,Leitura e Escrita/ CEALE e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital/NEPCED.

Downloads

Publicado

27-10-2020

Como Citar

Araújo, M. D. V. (2020). Mediadores e formas de ler literatura digital e digitalizada por leitores jovens. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 540–568. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6509

Edição

Seção

Artigos