O Programa Mais Educação: uma polí­tica educacional indutora de tempo integral e de qualidade da educação no Brasil?

Autores

  • Elisangela da Silva Bernado UNIRIO
  • António Gomes Ferreira Universidade de Coimbra

Resumo

A presente investigação teve como objetivo geral investigar como uma polí­tica educacional - o Programa Mais Educação - indutora de educação em tempo integral pode ou não buscar uma maior ampliação da jornada escolar e da igualdade de oportunidades na perspectiva de uma educação de qualidade. A abordagem metodológica foi de cunho qualitativo com levantamento bibliográfico e documental e realização de entrevista com 25 gestores escolares em seis escolas públicas cariocas. A análise dos indicadores educacionais permitiu desenharmos três grupos de escolas que apresentam: alto desempenho; baixo desempenho; e, maior diferença de desempenho entre os anos 2011 e 2013. Os achados da pesquisa apontam que o comprometimento, o compromisso de toda a equipe gestora, professores e funcionários da escola fazem com que a escola obtenha sucesso nas avaliações externas e consiga alcançar altos í­ndices nos indicadores educacionais. Palavras-chave: Polí­tica Educacional. Programa Mais Educação. Educação em Tempo Integral. Qualidade.

Biografia do Autor

Elisangela da Silva Bernado, UNIRIO

Coordenadora do PPGEdu/UNIRIO. Professora Adjunta da graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO nas Linhas de Pesquisas "Polí­ticas, História e Cultura em Educação (Mestrado) e "Polí­ticas e Práticas em Educação" (Doutorado). Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Bolsista PNPD/CAPES. Doutora e Mestre em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Pedagoga pela Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO). Lí­der do Grupo de Pesquisa "Polí­ticas, Gestão e Financiamento em Educação" e pesquisadora no Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI). Jovem Cientista do Nosso Estado/FAPERJ (2015-2018) (2018-2021).

António Gomes Ferreira, Universidade de Coimbra

Doutor em Ciências da Educação; Diretor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Coordenador cientí­fico do Grupo de Polí­ticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais, do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra (GRUPOEDE, CEIS20, UC). Tem ocupado vários cargos de direção ou coordenação e sido coordenador de vários cursos, nomeadamente Coordenador do Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional e do Doutoramento em Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Downloads

Publicado

04-09-2020

Como Citar

Bernado, E. da S., & Ferreira, A. G. (2020). O Programa Mais Educação: uma polí­tica educacional indutora de tempo integral e de qualidade da educação no Brasil?. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 266–302. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6480

Edição

Seção

Artigos