A reflexão crí­tica na formação e prática pedagógica em Educação Fí­sica: um olhar a partir da concepção do professor reflexivo

Autores

  • Cesar Augusto Sadalla Pinto Instituto Federal do Ceará/ Universidade Estadual do Ceará
  • Samara Moura Barreto de Abreu Instituto Federal do Ceará/ Universidade Estadual do Ceará
  • Thaidys da Conceição Lima do Monte Instituto Federal do Ceará/ Universidade Estadual do Ceará
  • Silvia Maria Nóbrega-Therrien Universidade Estadual do Ceará

Resumo

Este trabalho analisa a reflexão crí­tica como elemento necessário a formação e prática pedagógica na Educação Fí­sica, destacando suas caracterí­sticas e sua importância no contexto da área. Trata-se de um estudo teórico, com abordagem qualitativa, que discute referenciais da área da Educação estabelecendo relações com a Educação Fí­sica. A concepção do professor reflexivo tem assumido importância nos discursos sobre formação e prática pedagógica de professores, inaugurando uma epistemologia da prática profissional capaz de contribuir para a superação da racionalidade técnica. Essa concepção é alvo de crí­ticas por pesquisadores que a acusam de dar suporte à implementação de polí­ticas educacionais neoliberais, promover o individualismo docente, desconsiderar os aspectos sociais do ensino, as condições de reflexão dos professores, entre outros. Acreditamos que a concepção do professor reflexivo revestida de um caráter crí­tico poderá contribuir para a consolidação de uma práxis social transformadora na formação e prática do professor de Educação Fí­sica. Palavras-chave: Educação Fí­sica. Formação de professores. Reflexividade.

Biografia do Autor

Cesar Augusto Sadalla Pinto, Instituto Federal do Ceará/ Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor no Curso de Licenciatura em Educação Fí­sica do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Limoeiro do Norte/CE. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Samara Moura Barreto de Abreu, Instituto Federal do Ceará/ Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora no Curso de Licenciatura em Educação Fí­sica do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Canindé/CE.

Thaidys da Conceição Lima do Monte, Instituto Federal do Ceará/ Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora no Curso de Licenciatura em Educação Fí­sica do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Canindé/CE. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Silvia Maria Nóbrega-Therrien, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, com mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1990), doutorado em Sociologia da Educação, pela Universidade de Salamanca, Espanha (2000) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Valencia, Espanha (2008). Atualmente é professor Assistente N da Universidade Estadual do Ceará. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de graduação em Medicina. Tem experiência na área de Educação e Saúde com ênfase em estudo sobre os sujeitos da profissão, atuando principalmente nos temas: educação superior, ensino e pesquisa, ensino e história, formação do pesquisador, profissão e práticas educativas em saúde coletiva .Lí­der do Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva e Coordenadora do Laboratório- LEHSC. Membro da Câmara de Ciências Humanas, Linguagem e Artes da FUNCAP - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico do Ceará. Membro do Conselho Editorial da Editora da UECE-EdUECE. BOLSISTA De Produtividade em Pesquisa do CNPq - Ní­vel 2.

Downloads

Publicado

27-10-2020

Como Citar

Pinto, C. A. S., Abreu, S. M. B. de, Monte, T. da C. L. do, & Nóbrega-Therrien, S. M. (2020). A reflexão crí­tica na formação e prática pedagógica em Educação Fí­sica: um olhar a partir da concepção do professor reflexivo. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 590–608. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6379

Edição

Seção

Revisão de literatura