Resgatando a racionalidade na pesquisa educacional
Resumo
Este trabalho pretende discutir uma questão filosófica central às ciências humanas e, portanto da pesquisa em educação, a saber: É possível resgatar uma noção de interpretação racional diante da desconfiança atual, de alguns vertentes de pensamento contemporâneo, na tradição epistemológica ocidental e seu modelo de racionalidade? Dou uma resposta afirmativa a essa pergunta, enquanto rejeitando concepções metafísicas da verdade e da racionalidade, argumentando que esses conceitos são essenciais ao trabalho de pesquisa científica. Defendo a possibilidade de conhecimento válido, mas falível, nas ciências humanas, e uma concepção da racionalidade situada sócio-historicamente. O objetivo principal do texto é o de oferecer elementos para uma filosofia da indagação educacional que aceita a "guinada lingí¼ística" na filosofia e nas ciências humanas, mas rejeita o ceticismo e/ou contextualismo freqí¼entemente associado a essa guinada.Downloads
Publicado
13-02-2019
Como Citar
Bannell, R. I. (2019). Resgatando a racionalidade na pesquisa educacional. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 4(8), 121–143. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6276
Edição
Seção
Artigos