Análise de utilização de ambiente virtual de aprendizagem por estudantes e professores na educação básica

Autores

  • Kátia Fantin Universidade de Caxias do Sul
  • Daniel Luis Notari Universidade de Caxias do Sul
  • Scheila de Avila e Silva Universidade de Caxias do Sul

Resumo

As tecnologias computacionais vêm sendo introduzidas na prática pedagógica com a finalidade de auxiliar no processo de construção do saber. Assim, a utilização de uma ferramenta computacional no ambiente escolar requer análise sobre aspectos pedagógicos e da interação do usuário com a ferramenta. Esse tipo de avaliação torna-se relevante na análise de um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA), uma vez que dificuldades na interação com o ambiente contribuem para o sentimento de frustração e diminuição de produtividade. Além disso, pode levar o aluno a conclusões equivocadas ou até mesmo causar desinteresse pelas atividades desenvolvidas. Considerando esse contexto, o objetivo deste artigo foi analisar a utilização de um AVA por estudantes e professores da educação básica. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa e de ní­vel exploratório. A coleta de dados ocorreu por meio da observação das interações dos usuários com o AVA e sua análise foi guiada pelo framework DECIDE. Como resultado, percebeu-se que há aceitabilidade do ambiente virtual pelo grupo de usuários analisados, apesar dos diferentes ní­veis de utilização dos recursos disponí­veis pela ferramenta. Adicionalmente, foram verificadas necessidades de melhorias a serem implementadas de modo a aprimorar a interação educador-educando. Palavras-chave: Avaliação de Software Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Usuário Final.

Biografia do Autor

Kátia Fantin, Universidade de Caxias do Sul

Graduada em Sistemas de Informação

Daniel Luis Notari, Universidade de Caxias do Sul

Meu nome é Daniel Luis Notari e sou professor assistente da Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atualmente ministro disciplinas das áreas de Engenharia de Software e Banco de Dados para os cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais. Além disto, trabalho com pesquisas relacionadas as áreas de Banco de Dados e Bioinformática. Possuo formação de graduação (UCS, 1998) e mestrado (UFRGS, 2000) em ciência da computação. Completei a minha formação no doutorado em Biotecnologia (UCS, 2012) com ênfase em Bioinformática. Sou coordenador do Curso de Ciência da Computação das ofertas de Caxias do Sul e de Bento Gonçalves da Universidade de Caxias do Sul.

Scheila de Avila e Silva, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014) e em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (2004). A formação stricto sensu inclui mestrado em Computação Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul (2011). Atualmente é docente na Universidade de Caxias do Sul na área de Informática e atua como pesquisadora do Núcleo de pesquisa em Bioinformática e no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Instituição. O atual projeto de pesquisa está relacionado ao problema de predição de promotores utilizando técnicas de aprendizado de máquina.

Downloads

Publicado

04-09-2020

Como Citar

Fantin, K., Notari, D. L., & Silva, S. de A. e. (2020). Análise de utilização de ambiente virtual de aprendizagem por estudantes e professores na educação básica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 75–92. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6196

Edição

Seção

Artigos