Pontos de convergência e divergência entre os Programas Mais Educação e Novo Mais Educação: uma análise comparativa

Autores

  • Gabriela Freitas Saquelli Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Raquel Fontes Borghi Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Resumo

Neste trabalho nos propusemos a analisar dois programas governamentais de educação implementados nas últimas décadas no Brasil, o Programa Mais Educação (2008-2015) e o Programa Novo Mais Educação (2016-2017). Ambos se constituí­ram como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. Com foco na metodologia comparativa, apresentamos o contexto de criação dos programas e elaboramos um quadro para discussão acerca das contradições e disputas que os envolvem, fazendo uma análise comparativa a partir dos pontos de rupturas e permanências entre eles. Foi possí­vel perceber que o primeiro programa contribuiu para a discussão da educação integral, da relação comunidade-escola e da intersetorialidade na condução de polí­ticas educacionais. Com relação ao programa sucessor, sua concepção residiu na melhoria dos í­ndices das avaliações externas. Palavras-chave: Educação Integral. Programa Mais Educação. Programa Novo Mais Educação. Tempo Integral.

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Publicado

04-09-2020

Como Citar

Saquelli, G. F., & Borghi, R. F. (2020). Pontos de convergência e divergência entre os Programas Mais Educação e Novo Mais Educação: uma análise comparativa. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 238–265. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6176

Edição

Seção

Artigos