A internacionalização da pós-graduação na América Latina: do Sul geográfico às epistemologias do Sul

Autores

  • Marcelo Maia Vinagre Mocarzel UFF / Unilasalle-RJ
  • Jorge Najjar UFF
  • Pablo Bispo dos Santos UFF
  • Karine Morgan UFF / UNIG / FAMATH

Resumo

Mais do que uma tendência, a internacionalização é cada vez mais uma necessidade dos cursos de pós-graduação e das instituições de educação superior, sobretudo em paí­ses em desenvolvimento. Diante do contexto de globalização, nunca a ciência e a educação passam a fazer parte de um conjunto de elementos exportáveis e importáveis. Este artigo tem por objetivo analisar um caso de internacionalização que vem sendo realizado entre duas universidades públicas, uma brasileira e outra colombiana, dentro do enfoque das epistemologias do Sul, no contexto da América Latina. Trata-se de um estudo de caso, na medida em foram destacados elementos exemplares, que servem de referencial para outras realidades. Buscou-se revelar quais práticas exitosas foram e continuam a ser estabelecidas entre as instituições e seus membros, mais especificamente, entre dois programas de pós-graduação. Como resultados, foram analisados os produtos do convênio e os desdobramentos dos mesmos para as instituições, os docentes e os discentes em questão, além de apresentar novos possí­veis projetos interinstitucionais, que possam aperfeiçoar aspectos centrais dos programas de pós-graduação, entre eles a perspectiva da cotutela ou dupla diplomação, que qualifica os programas de pós-graduação, ampliando para o aluno seu campo de atuação e, consequentemente, o reconhecimento acadêmico de sua formação. Palavras-chave: América Latina. Internacionalização. Pós-graduação.

Biografia do Autor

Marcelo Maia Vinagre Mocarzel, UFF / Unilasalle-RJ

Doutor em Comunicação (PUC-Rio), atualmente cursando estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação da UFF. Professor do Unilasalle-RJ. Pesquisador do Nugeppe/UFF.

Jorge Najjar, UFF

Doutor em Educação (USP). Professor associado da Faculdade de Educação da UFF, onde é coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação. Lí­der do Nugeppe/UFF.

Pablo Bispo dos Santos, UFF

Doutor em Ciências Humanas - Educação (PUC-Rio). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UFF. Pesquisador do Nugeppe/UFF.

Karine Morgan, UFF / UNIG / FAMATH

Doutoranda e mestre em Educação (UFF). Professora da Unig e Famath. Pesquisadora do Nugeppe/UFF.

Downloads

Publicado

21-03-2019

Como Citar

Mocarzel, M. M. V., Najjar, J., Santos, P. B. dos, & Morgan, K. (2019). A internacionalização da pós-graduação na América Latina: do Sul geográfico às epistemologias do Sul. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(46), 198–219. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6151

Edição

Seção

Temática dezembro