O uso das TDIC no processo de construção do conhecimento dos estudantes do PROEJA, do Instituto Federal Fluminense - Campus Campos Guarus
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas aulas do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e como estudantes e docentes avaliam seu uso. O referencial teórico em relação às TDIC teve como base as produções de Uliano (2016); Souza (2003) entre outras, e sobre o PROEJA, buscou-se autores, como, Ireland (2009), dentre outras. A pesquisa foi realizada no IFFluminense que oferta o PROEJA em seis campi. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, que adotou o estudo de caso. Aplicaram-se questionários e entrevistas. A análise de dados revelou que a maioria dos professores pesquisados utilizam TDIC nas aulas, no entanto consideram a necessidade de adequação de seus usos na aula. Espera-se que as reflexões suscitadas pelo tema contribuam para os debates no PROEJA. Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos.Downloads
Publicado
04-09-2020
Como Citar
Alvarenga, M. M. S. C. de, Lemos, S. F. C., & Neto, A. B. R. (2020). O uso das TDIC no processo de construção do conhecimento dos estudantes do PROEJA, do Instituto Federal Fluminense - Campus Campos Guarus. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 201–219. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6136
Edição
Seção
Artigos