A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SANTA CATARINA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX: O CURSO NORMAL DO COLÉGIO AURORA
Resumo
É nossa intenção, neste artigo, analisar como o movimento de constituição do campo educacional brasileiro influenciou a formação de professores em Santa Catarina, e em particular o curso normal do Colégio Aurora de Caçador. Através de uma análise histórica analisaremos a trajetória da formação docente no estado de Santa Catarina, e dentro desse contexto, observaremos o processo de equiparação do Curso Normal do Colégio Aurora. Em seguida, estudaremos os saberes escolares presentes na formação de professores deste educandário. O estudo do caderno escolar de um normalista do Colégio Aurora mostra uma dicotomia que também estava posta nos diferentes projetos educacionais quanto à formação de professores: a profissionalização defendida pelo grupo dos Pioneiros da Educação e uma visão vocacional do magistério. Como fonte para este estudo, recorremos ao caderno de anotações, Regulamento Interno do Colégio, convite de formatura, discurso do orador da primeira turma de formandos; bem como periódicos da década de 1930 pesquisados na Biblioteca Pública do Estado em Florianópolis; e os relatórios da Inspetoria Estadual que estão disponíveis no Arquivo Público do Estado de Santa Catarina, também em Florianópolis.Downloads
Publicado
17-06-2014
Como Citar
Tridapalli, A. L., & Daros, M. das D. (2014). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SANTA CATARINA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX: O CURSO NORMAL DO COLÉGIO AURORA. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(25), 292–324. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/571
Edição
Seção
Artigos