A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SANTA CATARINA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX: O CURSO NORMAL DO COLÉGIO AURORA

Autores

  • Ana Laura Tridapalli UDESC
  • Maria das Dores Daros Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

É nossa intenção, neste artigo, analisar como o movimento de constituição do campo educacional brasileiro influenciou a formação de professores em Santa Catarina, e em particular o curso normal do Colégio Aurora de Caçador. Através de uma análise histórica analisaremos a trajetória da formação docente no estado de Santa Catarina, e dentro desse contexto, observaremos o processo de equiparação do Curso Normal do Colégio Aurora. Em seguida, estudaremos os saberes escolares presentes na formação de professores deste educandário. O estudo do caderno escolar de um normalista do Colégio Aurora mostra uma dicotomia que também estava posta nos diferentes projetos educacionais quanto à formação de professores: a profissionalização defendida pelo grupo dos Pioneiros da Educação e uma visão vocacional do magistério. Como fonte para este estudo, recorremos ao caderno de anotações, Regulamento Interno do Colégio, convite de formatura, discurso do orador da primeira turma de formandos; bem como periódicos da década de 1930 pesquisados na Biblioteca Pública do Estado em Florianópolis; e os relatórios da Inspetoria Estadual que estão disponí­veis no Arquivo Público do Estado de Santa Catarina, também em Florianópolis.

Biografia do Autor

Ana Laura Tridapalli, UDESC

Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006), graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professor colaborador da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, Psicologia e História atuando principalmente no seguinte tema:cultura escolar.

Maria das Dores Daros, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1972), mestrado em Sociologia Polí­tica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984) , doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Coimbra (2009). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Sociologia da Educação, História da Educação e a História dos Intelectuais, Estado e Polí­ticas Educativas e História da Formação de Professores. Possui vários trabalhos publicados em livros e revistas nacionais.

Publicado

17-06-2014

Como Citar

Tridapalli, A. L., & Daros, M. das D. (2014). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SANTA CATARINA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX: O CURSO NORMAL DO COLÉGIO AURORA. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(25), 292–324. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/571

Edição

Seção

Artigos