Docência na educação profissional e tecnológica: singularidades e implicações do trabalho do professor no Senai
Resumo
Esta pesquisa apresenta um dos resultados da dissertação de mestrado que visou analisar a docência na Educação Profissional e Tecnológica. Dialoga com autores do campo Trabalho e Educação, como Moura (2014), Araujo (2010) e Ramos (2011), que defendem o trabalho educativo emancipatório, cuja centralidade da formação profissional está na dimensão do ser humano, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos-trabalhadores críticos e autônomos. Nesse sentido, foram investigadas as singularidades da docência no contexto do curso técnico em mecânica do Serviço Nacional de Aprendizagem dos Industriários no estado do Espírito Santo (SENAI-ES). A partir da abordagem qualitativa, os instrumentos metodológicos de investigação foram: a análise documental, as visitas in loco e as entrevistas semiestruturadas. Os dados desta pesquisa permitem identificar a singularidade do SENAI-ES e suas possíveis implicações para a docência. O SENAI-ES possui um modus operandi bastante arraigado, por conseguinte, nesse espaço, a docência encontra-se sob forte influência dos ditames institucionais e culturais; isto é, os valores, as finalidades e os objetivos institucionais, bem como o currículo escolar (a organização dos conteúdos e a metodologia de ensino e aprendizagem), entre outras normas e prescrições, são alguns dos elementos que influenciam a prática pedagógica dos professores numa determinada direção que nem sempre visam a emancipação dos alunos, podendo reduzir a atividade de ensino a uma instrumentalização técnica para atender às demandas do capital. Palavras-chave: Docência. Educação Profissional e Tecnológica. Senai.Downloads
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