O processo de institucionalização da educação a distância na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Autores

  • Albernes Alcântara de Macêdo Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra Universidade Federal da Paraí­ba
  • Edjane Esmerina Dias da Silva Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Resumo

O artigo investiga o processo de institucionalização da Educação a Distância - EaD na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG e sua adequação à proposta institucional, buscando identificar, na gestão da Instituição de Educação Superior - IES, os aspectos que influenciam a institucionalização da EaD-UFCG. Esse estudo ainda apresenta as particularidades no desenvolvimento da EaD, buscando compreender como o processo de institucionalização dessa modalidade de ensino está se desenvolvendo e se está alinhado à proposta institucional da UFCG. A pesquisa é de natureza aplicada e de natureza qualitativa, por meio de análise documental, efetivada através da pesquisa realizada nos documentos institucionais e acadêmicos da IES. Provenientes da análise e interpretação dos resultados dessa pesquisa, foram apresentadas algumas proposições que contribuam para o processo de institucionalização da EaD, sendo assim, evidenciada uma aplicabilidade prática desse estudo no âmbito da UFCG. Por fim, percebeu-se que o grande desafio para os gestores da EaD, além de gerenciar as particularidades exigidas por essa modalidade de ensino, é de fundamental importância conduzir a forma como a EaD será implantada e, principalmente, como é percebida por todos envolvidos na instituição. Palavras-chave: EaD. Institucionalização. Instituições de Ensino Superior. UFCG.

Biografia do Autor

Albernes Alcântara de Macêdo, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Mestre em Polí­ticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior - Mestrado Profissional pela Universidade Federal da Paraí­ba (2017). Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual da Paraí­ba (2011), MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2004), graduação em Administração - Habilitação em Administração Pública pela Universidade Federal de Campina Grande (2003) e graduação em Administração - Habilitação em Administração de Empresa pela Universidade Federal de Campina Grande (2002). Atualmente é administrador da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração.

Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Universidade Federal da Paraí­ba

Pós-Doutora pela Universidade do Porto - Portugal, sob supervisão da Professora Catedrática Carlinda Leite (2019). Possui Doutorado em Educação (UFPB-2007), Mestrado em Administração (UFPB-2003), Bacharelado em Ciências Contábeis (UFPB-2000) e Licenciatura em Pedagogia (UNIGRAN-EaD-2012). Atualmente é Professora Associada II do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraí­ba, Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Polí­ticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) da UFPB. É Coordenadora de Tutoria dos cursos de Pedagogia e Letras-Inglês EaD da Superintendência de Educação a Distância da UFPB. É filiada í  Entidade Nacional de Pesquisa - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É Avaliadora ad doc de Cursos Superiores na Área de Ciências Contábeis, Gestão Comercial e Pedagogia (BASIs/INEP/MEC). Lí­der do Grupo de Pesquisa em Avaliação da Educação Superior- GAES-CNPq, que abarca investigações do campo na área de avaliação da educação superior, perpassado pelas polí­ticas públicas, gestão e práticas educativas e participa da comunidade de prática de investigação - Currí­culo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) - do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal), sob a liderança da Professora Dra. Carlinda Leite - link: https://www.fpce.up.pt/cafte/index.html. Integrou a Comissão de Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), Área de Educação-2019, na CAPES, em Brasí­lia/DF. Foi Coordenadora Pró-tempore e Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Polí­ticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior da UFPB. Foi Coordenadora Pró-tempore do curso de Pedagogia EaD da UAB-UFPB. Foi Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009-2015). Prestou Consultoria para a UNESCO/MEC, na área de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da educação superior (SINAES), estudos e pesquisas em polí­ticas educacionais relativas í s questões de avaliação e polí­ticas públicas nos processos de formulação, implementação e avaliação das ações educacionais. Trabalha ainda, com a temática educação a distância com foco na Universidade Aberta do Brasil (UAB), na perspectiva de polí­tica pública de formação e capacitação docente e/ou discente. Coordenou vários projetos de pesquisa, individuais e em equipe, financiados pelo CNPq, CAPES e FACEPE. Suas pesquisas recentes têm focado o sistema de avaliação do ensino superior, planejamento educacional e EaD.

Edjane Esmerina Dias da Silva, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2012). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraí­ba (2000). Possui Graduação em Direito pela Universidade Estadual da Paraí­ba (1998) e História pela Universidade Federal da Paraí­ba (1997). Atualmente é professora Dedicação Exclusiva da Universidade Federal de Campina Grande. Como atividade administrativa exerce a função de Coordenadora Geral de Graduação, Coordenadora Geral de Educação a Distância da UFCG e vice- Coordenadora Institucional do Mestrado Profissional em Gestão e Administração em rede- PROFIAP/UFCG/CCJS. Lí­der do Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos da UFCG - GRUPEDIH, credenciado no CNPQ em 2004. Presidente da Comissão de Direitos Humanos da UFCG. Participa do grupo de pesquisa em Educação a Distância da UFCG. Ministra aula de direito na graduação em Engenharia Civil e Administração, na pós-graduação latu sensu a distância em Direitos Humanos e no Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP. Na linha de Ciência e Inovação, desenvolve o projeto UFCG VIRTUAL e UMPESq/UFCG - Plataforma Virtual de apoio a pesquisa e a produção do conhecimento e Produtora/Editora do canal Mundo Acadêmico. Como atividade de pesquisa desenvolve a linha Direito Humanos e Cidade, com o projeto: Direito a Cidade e Lugares de Memória: A Nomeação do Patrimônio Público com Nomes de Pessoas em Campina Grande - PB/Brasil (2017-2018). Como atividade de extensão coordena o projeto Observatório de Direitos Humanos da UFCG.

Downloads

Publicado

04-09-2020

Como Citar

Macêdo, A. A. de, Guerra, M. das G. G. V., & Silva, E. E. D. da. (2020). O processo de institucionalização da educação a distância na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 51–74. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5625

Edição

Seção

Artigos