Por uma história de práticas homoeróticas na casa de São José/ Instituto Ferreira Viana (1888-1923)

Autores

  • Denize Sepulveda Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • José Antonio Sepulveda Universidade Federal Fluminense

Resumo

Este artigo foi elaborado a partir de fontes primárias levantadas nos arquivos do Centro de Memória José do Patrocí­nio, responsável pelo acervo documental da antiga Casa de São José e do Instituto Ferreira Viana. Essa verificação tinha por objetivo investigar como era tratada a questão do homoerotismo dentro de uma instituição asilar no iní­cio da república, tendo em vista ser esse um tema ainda pouco explorado pela historiografia da educação; como recorte temporal definimos o perí­odo em que a instituição era preponderantemente masculina (1888-1923). Para isso, fizemos uso do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg como referência metodológica e do arcabouço teórico desenvolvido por Michel Foucault para entendermos o sentido do homoerotismo dentro da instituição. Diferentes documentos nos deram pistas de que práticas homoeróticas ocorriam, de forma consentida ou não, e que o controle da moralidade, via sexualidade, fazia parte de um complexo arranjo de governamentalidade, que buscava como resultado a dominação dos corpos a partir de uma ideia higienista de moral defendida pelo poder instituí­do da primeira república. A proposta republicana de construir um novo Brasil precisava de ações condizentes com tal polí­tica. Neste sentido, a Casa de São José/Instituto Ferreira Viana atendeu pertinentemente a este projeto. Contudo, a vida pulsante na instituição fugiu às ações do comando daquilo que estava instituí­do, não se deixando amarrar somente pelas normas de regulação das condutas dos asilados. É preciso ter em mente a complexidade presente nas instituições, pois as mesmas serão efetivamente mais do que se espera delas.

Biografia do Autor

Denize Sepulveda, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPGedu) da UERJ/FFP. Professora Adjunta da Universidade do Rio de Janeiro no Departamento de Educação - FFP. Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ /PROPED (2014 - 2016). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ (2012). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003). É bacharel e licenciada em História (1993). Lí­der do Grupo de Pesquisa Gêneros, Sexualidades e Diferenças nos Vários EspaçosTempos da História e dos Cotidianos da UERJ/FFP. Sub-lí­der do Grupo de Estudos e Pesquisa e do Diretório Os Impactos do Conservadorismo na Educação Brasileira da UFF. Sub-lí­der do Diretório "Diálogos Escolas-Universidade: Processos Formativos, Currí­culos e Cotidiano" da UERJ/FFP

José Antonio Sepulveda, Universidade Federal Fluminense

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto III da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Especialista em História das Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995). Possui Licenciatura e Bacharelado em História (1991). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história, polí­tica e polí­ticas educacionais. Lí­der do Diretório e do Grupo de Estudos e Pesquisa: Os Impactos do Conservadorismo na Educação Brasileira da UFF. Sub-coordenador do Grupo de Pesquisa Gêneros, Sexualidaes e Diferenças nos Vários EspaçosTempos Cotidianos da UERJ/FFP E-mail: jamsepulveda3@hotmail.com

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Publicado

08-10-2019

Como Citar

Sepulveda, D., & Sepulveda, J. A. (2019). Por uma história de práticas homoeróticas na casa de São José/ Instituto Ferreira Viana (1888-1923). Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(47), 314–339. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5404

Edição

Seção

Artigos