Pesquisa-ação multicultural e formação continuada em busca da construção de novos saberes

Autores

  • Paulo Melgaço da Silva Junior Faculdade de Educação/ UFRJ
  • Rony Pereira Leal Instituto Federal Fluminense
  • Ana Ivenicki Faculdade de Educação/ UFRJ

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão acerca da centralidade da pesquisa ação multicultural e suas contribuições ao campo educacional nos processos de construção de novos conhecimentos na/para a formação continuada docente. Neste contexto, defende-se que a pesquisa-ação é uma importante ferramenta, na medida em que possibilita o caminhar junto quando se pretende a reflexão e possí­vel transformação da prática (FRANCO, 2005). Para tal, a proposta de discutir a pesquisa a partir do contexto social foi norteada pelas teorizações de Barbier, Molina, Thiollent e Tripp. As tensões e desafios da formação docente foram tematizadas a partir do pensamento de Candau e Fernandes. Em paralelo, apoiados em Candau, Ivenicki e Xavier, Moreira, Perez Gomes, enfatizou-se a importância de se reconhecer a pluralidade cultural e se valorizar as diferenças. Para ilustrar a relevância da pesquisa- ação multicultural, foram apresentadas algumas experiências de trabalho desenvolvidas na/com a formação continuada docente, tendo sido dado destaque ao processo de construção de uma oficina pedagógica e, a partir de então, ilustradas as possibilidades de desenvolvimento da pesquisa em sala de aula como integração entre teoria e prática. O estudo apontou para a importância da realização da pesquisa-ação multicultural no processo de valorização do diálogo e da diferença, e para a produção de novas epistemologias. Palavras-chave: Formação continuada. Multiculturalismo. Oficina pedagógica. Pesquisa-ação.

Biografia do Autor

Paulo Melgaço da Silva Junior, Faculdade de Educação/ UFRJ

Doutor em Educação pela UFRJ (2014), mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF/UERJ (2008). Possui graduação em Desenho e Plástica pela Escola de Artes Plástica da FUMA (1989). Atua principalmente nos seguintes temas: currí­culo, cotidiano escola, educação fundamental, orientação sexual, sexualidades, masculinidades, artes e dança.

Rony Pereira Leal, Instituto Federal Fluminense

Bacharel e Licenciado em Português-Literaturas pela Faculdade de Letras e Faculdade de Educação da UFRJ (1998). Mestre em Polí­ticas Públicas e Formação Humana pelo Programa de Polí­ticas Públicas e Formação Humana da UERJ (2014). Atualmente, cursa o Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ (2015). Profissionalmente, atua como Professor EBTT do Instituto Federal Fluminense (IFF), e Professor C 1 da Prefeitura Municipal de Macaé. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com ênfase em Lí­ngua Portuguesa, Literaturas de Lí­ngua Portuguesa e Educação de Jovens e Adultos.

Ana Ivenicki, Faculdade de Educação/ UFRJ

PhD em Educação pela University of Glasgow. Tem Mestrado em Educação pelo Departamento de Educação da PUC-Rio e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotada no Departamento de Fundamentos de Educação/Faculdade de Educação, aposentada e Profa. Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Pesquisadora 1A do CNPq. Foi membro do comitê editorial até 2017 e atualmente é Editora Associada do periódico Ensaio: Avaliação e Polí­ticas Públicas em Educação, editado pela Fundação Cesgranrio. É membro do Comitê Assessor de Educação CA-Ed. do CNPq, desde 2016 até o presente. Possui inúmeras publicações em periódicos nacionais e internacionais, bem como livros publicados/organizados, e vários trabalhos em anais de eventos. Tem sido Palestrante/Conferencista convidada em diversas instituições. Desenvolve pesquisas em Multiculturalismo e Formação de Professores, tendo especial interesse nas áreas de Educação Comparada, Educação de Adultos para a Diversidade e Questões Epistemológicas de Pesquisa e Avaliação.É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Multiculturais (GEM), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Foi agraciada com o prêmio CORA CORALINA, pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ ANPEd e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão/SECADI, conferido na 36a. Reunião Anual da ANPEd /2013, Goiânia, pela contribuição í  Educação com Inclusão Social.

Downloads

Publicado

24-05-2019

Como Citar

Silva Junior, P. M. da, Leal, R. P., & Ivenicki, A. (2019). Pesquisa-ação multicultural e formação continuada em busca da construção de novos saberes. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(45), 247–282. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5253

Edição

Seção

Artigos