A importância da digital storytelling na arte do ensinar: uma discussão teórica sobre as possibilidades de uso da técnica no ensino superior

Autores

  • Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Vinicius Figueiredo Nunes Rosa Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná
  • Letícia Villar Pellegrin Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210042

Resumo

A utilização de métodos alternativos à aula expositiva, usada tradicionalmente no ensino superior, faz-se necessária no contexto atual, no qual o professor precisa, além de transmitir o conteúdo, estimular o aluno a participar ativamente do processo de aprendizado. A storytelling, ou contação de histórias, é uma técnica de ensino consagrada e promete contribuir nesse processo, mais ainda quando associada aos dispositivos eletrônicos, amplamente utilizados na atualidade. O presente artigo tem como objetivo compreender a importância da digital storytelling na arte do ensinar. A partir de uma discussão teórica, com apoio nos estudos de Robin, Davidhizar e Lonser, entre outros, explora as possibilidades de uso da técnica no ensino superior. Por meio do estudo, conclui-se que a digital storytelling é uma técnica testada, consagrada e eficaz, além de ser contemporânea e compatí­vel com as ferramentas e os hábitos tecnológicos dos jovens estudantes, podendo ser empregada em diversas áreas do conhecimento. Palavras-chave: Contação de histórias. Digital storytelling. Tecnologia na educação. Docência universitária.

Biografia do Autor

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Licenciada em Pedagogia, bacharel em Direito. Mestre em Gestão de Instituições de Educação Superior; Mestre em Educação; Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (M/D) da PUCPR. Editora da Revista Diálogo Educacional, A-2, da PUCPR.

Vinicius Figueiredo Nunes Rosa, Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná

Mestre em Administração pela PUCPR.

Letícia Villar Pellegrin, Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná

Mestre em Administração - PUCPR Possui graduação em Psicologia pela PUCPR e especialização em Psicologia Clí­nica: abordagem Psicanalí­tica. É membro da Comissão Organizadora das Jornadas de Saúde Mental e Psicanálise da PUCPR, desde 2008. Atua como analista técnica no Sesi Paraná, nas áreas de Gestão de Riscos Psicossociais no Trabalho, Saúde Mental do Trabalhador e Sustentabilidade

Downloads

Publicado

05-02-2020

Como Citar

Vieira, A. M. D. P., Rosa, V. F. N., & Pellegrin, L. V. (2020). A importância da digital storytelling na arte do ensinar: uma discussão teórica sobre as possibilidades de uso da técnica no ensino superior. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(53), 297–312. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210042

Edição

Seção

Artigos