ENTRE TRAJETÓRIAS E COTIDIANOS, O DESENHAR DE UM CAMPO DE AÇÃO: REFLEXÕES METODOLÓGICAS SOBRE A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS
Resumo
Os argumentos deste artigo partem do diálogo com educadores sociais atuantes numa organização não governamental, em Porto Alegre/RS, enfatizando, aqui, as inferências teórico-metodológicas. Por intermédio da construção de narrativas, foram produzidas compreensões singulares sobre trajetórias pessoais e contextos de ação, no intuito de aportar informações sobre as relações que constituem um campo de ação mais amplo, o espaço social de educação-assistência. Amparada nas contribuições de Pierre Bourdieu, Marie-Christine Josso, Alberto Melucci e Edgar Morin, a pesquisa elenca provocações para se refletir sobre as interações parte-todo no cotidiano desde a produção de interpretações e tomadas de posição subjetivas. As proposições deste artigo aproximam-se, ademais, à ambiência de circulação crescente de informações e pluralidade de filiações vivenciadas pelos sujeitos na atualidade, aventando a hipótese de que este contexto os dipõe a escolhas, renúncias e constrastes que intensificam dinâmicas reflexivas identitárias em suas práticas cotidianas, valorizando o narrar como artifício formativo.Downloads
Publicado
04-06-2014
Como Citar
Pinheiro, L. R., & Fischer, M. C. B. (2014). ENTRE TRAJETÓRIAS E COTIDIANOS, O DESENHAR DE UM CAMPO DE AÇÃO: REFLEXÕES METODOLÓGICAS SOBRE A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(25), 222–246. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/500
Edição
Seção
Artigos