O pesquisador assume seus limites - início do processo de ir além da cegueira epistemológica herdada.
Resumo
Em torno da noção de "cegueira epistemológica", desenvolvida por Inês Barbosa de Oliveira em artigo escrito em 2007, este ensaio indica a posição importante desta noção na formação de pesquisadores e nos processos de pesquisa, em especial na corrente chamada de "pesquisas nos/dos/com os cotidianos". Isto é feito por duas pesquisadoras de gerações diferentes que se colocaram a "conversar" acerca do modo como leram e pensaram o referido artigo. Na formação mostramos que o surgimento do referido artigo trouxe a possibilidade de entendermos duas coisas: que nossa própria formação pode nos cegar quanto a outras possibilidades de compreensão daquilo que pesquisamos; que no processo, mesmo de formação, no contato com ideias diferentes, podemos nos interrogar acerca de outros caminhos. Quanto aos processos de pesquisa que desenvolvemos, essa ideia nos faz perguntar: como superar nossas cegueiras individuais? E compreender que a possibilidade de superá-las está nos encontros acadêmicos múltiplos que desenvolvemos: nas "conversas" com membros do nosso grupo de pesquisa; na escrita de artigos que publicamos; nas "conversas" desenvolvidas com colegas nos congressos de que participamos e que conosco discutem os textos que escrevemos. Em outras palavras, nas inúmeras redes de pesquisa de que participamos e que nos indicam nossos pontos cegos e nos permitem ir além deles.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos:
I. O(s) autor(es) e o(s) eventual(is) coautor(es) conhecem e declaram concordar com as políticas editoriais da revista para a publicação de artigos e com os termos e diretrizes a seguir;
II. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo;
III. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá;
IV. É responsabilidade do(s) autor(es) assegurar que o manuscrito não contenha elementos que revelem sua identidade, garantindo a revisão cega durante o processo de avaliação por pares. Para isso, devem ser adotadas as seguintes medidas: remover nomes de autores, afiliações institucionais e quaisquer informações pessoais do corpo do texto e das notas de rodapé; substituir referências à própria produção por termos neutros, como “Autor(a)” ou “Autor(a), ano”, evitando citações que permitam a identificação; nomear o arquivo de submissão de forma neutra, sem mencionar o nome do(s) autor(es); e excluir metadados do documento que possam identificar a autoria (ex.: propriedades do arquivo em editores de texto).
V. O responsável pela submissão deve certificar-se do preenchimento completo e correto das informações de todos os colaboradores, conforme solicitado no sistema de submissão, incluindo: nome completo, filiação institucional atualizada, e-mail, link para o currículo Lattes (para participantes brasileiros), ORCID e minicurrículo;
VI. O(s) autor(es) comprometem-se a submeter o manuscrito utilizando exclusivamente o template oficial disponibilizado pela Revista Educação e Cultura Contemporânea (REEDUC), assegurando o cumprimento integral das normas de formatação exigidas. Isso inclui a padronização de margens, fonte, espaçamento, estilo de citações e referências bibliográficas, conforme descrito nas Diretrizes para Autores. Submissões fora do padrão estabelecido poderão ser rejeitadas ou devolvidas para ajustes antes do encaminhamento à avaliação por pares.
VII. Caso tenha sido utilizado algum recurso de inteligência artificial (IA) durante a elaboração do manuscrito, o(s) autor(es) deve(m) declarar esse uso, seguindo as orientações do template e da seção "Declaração de Direito Autoral", disponíveis nesta página.