Currículos bricolados, tecidos e reinventados: uma conversa sobre cultura e cotidiano escolar
Resumo
O presente trabalho, recorte de uma pesquisa concluída de doutorado, é fruto de um encontro com professoras dispostas a narrar suas práticas, sujeitos praticantespensantes que se propuseram a partilhar suas experiências e reflexões tecidas coletivamente durante a minha pesquisa de doutorado. Os encontros e as conversas movimentaram narrativas que funcionaram como instâncias dialógicas que apresentaram a experiência da fonte onde os narradores bebem. Quando buscamos nas práticas e nas suas narrativas o modo pelo qual acontecem os currículos pensadospraticados e suas interfaces com os contextos de influência, dos textos e das práticas, percebemos que o cotidiano escolar se configura como um espaçotempo de ampla diversidade epistemológica e que, por isso, é espaçotempo de bricolagens, criação e reinvenção. Conforme apontado pelas professoras nas conversas, mesmo que circulem nos currículos e na própria cultura escolar textos culturais dotados de valores monoculturais, ou a serviço da dominação e da regulação, o uso distinto e ressiginificação do que está (im)posto, contribui para alavancarmos espaços e debates que permitem produzir outras realidades inscritas em ações/desejos estranhos a essa regulação. Palavras-chave: Currículo. Escola. Cultura.Downloads
Publicado
04-05-2020
Como Citar
Gonçalves, R. M. (2020). Currículos bricolados, tecidos e reinventados: uma conversa sobre cultura e cotidiano escolar. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 93–105. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4930
Edição
Seção
Artigos