A "experiência de si"em um processo avaliativo de estágio docente no campo da educação matemática
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo discutir um processo de constituição de uma experiência de si produzido por estudantes de quatro turmas do Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. O material de pesquisa está composto pelas narrativas das alunas quando da avaliação do estágio que realizaram na perspectiva da Etnomatemática, como parte das atividades curriculares de uma disciplina de Educação Matemática. As ferramentas analíticas que dão sustentação ao trabalho advêm das teorizações pós-estruturalistas de Michel Foucault, especialmente aquelas vinculadas a seus estudos sobre as tecnologias do eu, e das contribuições de Jorge Larrosa sobre o tema. A análise do material mostrou que, ao serem incitadas a se narrar, a se avaliar e a refletir sobre suas práticas pedagógicas, as estudantes fabricaram modos próprios de ser professora, aprendendo uma nova gramática para sua auto-interpretação e para a interrogação do outro. Tal gramática diz da importância de a professora gostar da matemática e fazer com que seus alunos dela também gostem, da relevância de tornar as aulas de matemática mais agradáveis e prazerosas e que a boa professora é aquela que reflete sobre sua própria prática. Palavras-chave: Experiência de si. Educação matemática. Etnomatemática.Downloads
Publicado
08-05-2018
Como Citar
Knijnik, G., Wanderer, F., & Oliveira, C. J. de. (2018). A "experiência de si"em um processo avaliativo de estágio docente no campo da educação matemática. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 2(4), 59–70. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4897
Edição
Seção
Artigos