Olhar, escutar e sentir: modos de pesquisar-narrar em educação

Autores

  • Elizeu Clementino de Souza Universidade do Estado da Bahia
  • Mariana Martins de Meireles Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Bahia

Resumo

Ao adotarmos uma perspectiva metafórica do olhar e escutar, procuramos discutir aspectos teóricos relacionados ao processo de construção do conhecimento implicado, entrecruzando questões sobre pesquisar e narrar, no domí­nio da pesquisa (auto)biográfica. O texto toma como centralidade o mapeamento de produções desenvolvidas no Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral, situando dispositivos de pesquisa utilizados no campo dos estudos (auto)biográficos e suas articulações a noções conceituais, como uma das possibilidades de não cegueira epistemológica, segundo outros modos prováveis e possí­veis de pensar-fazer pesquisa nos espaços formativos existentes na interface universidade-escolas da educação básica. A discussão apresentada situa princí­pios epistemológicos e metodológicos da abordagem qualitativa de pesquisa, implicando em outra lógica para se pensar a pesquisa e a formação, face às possibilidades de colocar-se em um processo de escuta e de partilha de conhecimentos e histórias sobre o vivido, desvelando saberes tácitos ou experienciais, mediante dispositivos de metacognição ou metarreflexão de conhecimentos construí­dos sobre si e a própria vida-formação. A cartografia construí­da sobre os modos próprios de trabalho com dispositivos e fontes (auto)biográficas de pesquisa revela maneiras outras de pensar-fazer ciência, na contemporaneidade, ao assumir o qualitativo, o subjetivo, o pós-colonial como perspectivas metodológicas outras, através de ações colaborativas de pesquisa implicadas no campo educacional.

Biografia do Autor

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Pesquisador 1C CNPq. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC-UNEB). Coordenador do GRAFHO (Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral). Pesquisador associado do Laboratoire EXPERICE (Université de Paris 13- Paris 8). Membro do Conselho de Administração da Association Internationale des Histories de Vie en Formation et de la Recherche Biographique en Education (ASIHIVIF-RBE). e-mail: esclementino@uol.com.br

Mariana Martins de Meireles, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Bahia

Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB). Doutora e Mestre em Educação e Contemporaneidade, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO). Membro do Observatório em Educação do Vale do Jiquiriçá (OBSERVALE). Sócia da BIOgraph e da ANPEd.

Publicado

14-05-2018

Como Citar

Souza, E. C. de, & Meireles, M. M. de. (2018). Olhar, escutar e sentir: modos de pesquisar-narrar em educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(39), 282–303. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4750

Edição

Seção

Artigos