Didática no ensino superior: possibilidades e desafios da pesquisa em sala de aula

Autores

  • Roberto Belo Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Pricila M. Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Dayzi Silva Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Renildes de J. S. Oliveira Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

A docência no ensino superior está alicerçada em vários desafios, reflexo de movimentos e contradições históricas e sociais que perpassam a jornada desse ní­vel da educação. Tendo como pressuposto essas reflexões iniciais, o objetivo deste artigo é dissertar sobre as possibilidades e desafios da pesquisa como base construtiva da relação professor-aluno em sala de aula. Os autores se apoiaram nos escritos de Cunha (2005) que advogam a pesquisa como parte da atividade do educador e fortalecedora da relação professor-aluno. Neste trabalho, foram realizadas observações em campo, além de entrevistas semiestruturadas com alguns docentes de uma universidade pública federal. Com essas ações, foi possí­vel concluir que diante dos vários desafios, as atividades de pesquisa em sala de aula consolidam as relações entre professor e aluno e possibilitam uma prática docente emergente, fortalecendo, assim, a construção de novos paradigmas nos quais as relações afetivas são bases essenciais para a construção do conhecimento. Palavras-chave: Ensino superior. Indissociabilidade. Relação professor-aluno.

Biografia do Autor

Roberto Belo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (PPGL/UFPE)

Maria Pricila M. Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGeo/UFPE).

Dayzi Silva Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGE/UFPE). Bolsista da CAPES.

Renildes de J. S. Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGE/UFPE). Bolsista do CNPq.

Downloads

Publicado

22-03-2019

Como Citar

Belo, R., Santos, M. P. M., Oliveira, D. S., & Oliveira, R. de J. S. (2019). Didática no ensino superior: possibilidades e desafios da pesquisa em sala de aula. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(45), 478–505. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4728

Edição

Seção

Artigos