Florestan Fernandes e os estudos sociais da infância

Autores

  • Fabiana de Oliveira Universidade Federal de Alfenas

Resumo

O presente artigo é resultado de um ensaio, de natureza teórica, focado em analisar as contribuições teóricas e metodológicas da produção de Florestan Fernandes para uma reflexão acerca do seu pioneirismo na abertura dos Estudos Sociais da Infância no Brasil, guardando suas especificidades e o contexto em que foram produzidas. Florestan iniciou uma reflexão, deveras importante, na década de 1940 ao utilizar formas metodológicas especí­ficas para captar as brincadeiras infantis e, também, buscou compreender o modo como as crianças lidam com os artefatos culturais produzidos por elas, e para elas, por meio das discussões sobre cultura infantil e socialização. Florestan iniciou o campo dos Estudos Sociais da Infância no Brasil por meio de uma abordagem interdisciplinar, a partir dos aportes teóricos e metodológicos dos campos do folclore, da sociologia e da antropologia, apresentando interfaces com a área da Sociologia da Infância. Palavras-chave: Estudos sociais da infância. Florestan Fernandes. Sociologia da infância.

Biografia do Autor

Fabiana de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas

Pedagoga. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com estágio de doutoramento em Sociologia da Infância pela Universidade do Minho (UM/Portugal). É docente da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) dessa mesma instituição. Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

28-07-2020

Como Citar

Oliveira, F. de. (2020). Florestan Fernandes e os estudos sociais da infância. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(50), 478–495. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4561

Edição

Seção

Artigos