Estudo comparativo entre as ciências naturais e as ciências humanas e sociais: a emergência da indústria acadêmica

Autores

  • Fernanda Monteiro Rigue Universidade Federal de Santa Maria
  • Priscila Peixoto Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O presente artigo visa analisar a influência das Ciências Naturais no controle do conhecimento da Indústria Acadêmica, a partir de um estudo comparativo entre as Ciências Naturais e a área das Ciências Humanas e Sociais. Para tanto, o foco, o escopo e as diretrizes para autores de Revistas (2013-2016) com Qualis A1 das áreas das Ciências Naturais e Ciências Humanas e Sociais são analisados. A partir do conceito de indústria cultural e semiformação de Adorno e Horkheimer (1985; 2010), tramamos os paradigmas de Kuhn (2011), considerando a existência de forte influência do pensar ciência das Ciências Naturais para as pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Uma Indústria Acadêmica propaga o enunciado de estatuto cientí­fico (caráter regulador, fatores naturalizados que ditam repositórios, métodos e noções de verdade) como o das Ciências Naturais, com apelo pela objetividade das Ciências Humanas e Sociais, alimentando a engrenagem da máquina de produção da Indústria Acadêmica. Palavras-chave: Indústria Acadêmica. Paradigmas da Ciência. Conhecimento.

Biografia do Autor

Fernanda Monteiro Rigue, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Quí­mica Licenciatura Plena pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (2015) e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2017). Atualmente é Doutoranda em Educação pelo PPGE/UFSM (2017) e Bolsista de Demanda Social da CAPES (outubro/2017). Tem experiência em programas de Iniciação í  Docência como Bolsista/Pesquisadora no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação í  Docência (PIBID - Capes) ( 2011/2014) e, como Bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação í  Tecnologia e Inovação (PIBITI), fomentado pelo CNPQ (2014/2015). Atuou como pesquisadora voluntária no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Professores (LIFE), fomentado pela CAPES e, no Projeto de Extenção intitulado Conteúdos Didáticos para M-Learning no IF Farroupilha - SVS. Atuação na área de Educação, Formação Inicial de professores, Ensino de Ciências e Quí­mica e Genealogia. Pesquisadora do GPKosmos - Grupo de Pesquisas sobre Educação na Cultura Digital e Redes de Formação, por meio do Projeto Inovar da UFSM, RS.

Priscila Peixoto, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada e Bacharel em História pela UFSM em 2012 e Especialista em História do Brasil pelo Programa de Pós Graduação em História UFSM- 2014, Mestra em Ciências Sociais (conclusão 2014), também pela UFSM, Doutoranda em Educação, UFSM. Pesquisa temas relacionados a história,gênero, emoções, antropologia da saúde, o adoecimento docente e questões educacionais como práticas pedagógicas, filosofia da educação, relações de poder, polí­ticas afirmativas e relações étnico raciais. Atuou como professora substituta do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul, ministrando aulas de história para turmas do ensino médio técnico e de sociologia da educação a para a turma a Licenciatura em Quí­mica. Tem experiência com o ensino á distância, uma vez que ministrou duas disciplinas para o curso PROFUNCIONÁRIO EAD do Instituto Federal Farroupilha. Atualmente atua como Tutora do Curso de Licenciatura em Ciências da Religião da UFSM nas disciplinas de História do Ensino Religioso no Brasil; Relações Étnico Raciais e Religião; Religião, Gênero e Sexualidade, Textos Sagrados e Diversidade I. Atua também como docente temporária da Prefeitura Municipal de Itaara, ministrando aulas de História e Ensino Religioso para o Ensino Fundamental, anos finais. Integra o grupo de pesquisa GPForma do Programa de Pós Graduação em Educação-UFSM.

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Publicado

01-11-2019

Como Citar

Rigue, F. M., & Peixoto, P. (2019). Estudo comparativo entre as ciências naturais e as ciências humanas e sociais: a emergência da indústria acadêmica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(47), 272–291. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4525

Edição

Seção

Artigos