A elaboração dos documentos curriculares oficiais para Educação Fí­sica: a atuação das comunidades epistêmicas e disciplinares

Autores

  • Caroline Foggiato Ferreira Universidade Federal de Santa Maria
  • Andressa Aita Ivo Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Este artigo busca compreender de que maneira as comunidades epistêmicas e disciplinares se articulam na formulação de propostas curriculares oficiais para a Educação Fí­sica nos âmbitos nacional, estadual e municipal. Realizamos a análise documental dos PCN, das Lições do Rio Grande, das Orientações Curriculares do Ensino Fundamental, da BCNCC e da Reestruturação Curricular para o Ensino Fundamental e Médio do Rio Grande do Sul, com ênfase nos contextos de influência e de produção de texto da abordagem do Ciclo de Polí­ticas. Nos resultados, demonstramos a participação das comunidades epistêmicas e disciplinares na formulação de discursos hegemônicos e na construção das propostas curriculares. Concluí­mos que, no contexto de influência, houve maior reinterpretação dos discursos na esfera municipal, enquanto no contexto de produção de texto, emergiu o paradoxo entre a concepção consensual da cultura corporal de movimento e a falta de articulação dos documentos na organização curricular. Palavras-chave: Comunidades disciplinares. Comunidades epistêmicas. Educação Fí­sica. Polí­ticas curriculares.

Downloads

Publicado

13-07-2020

Edição

Seção

Artigos (fluxo contínuo)