Tradução e totalidade: reflexos educacionais

Autores

  • Ivan Luís Schwengber Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
  • Ireno Antônio Berticelli Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Resumo

O presente ensaio é o resultado de um diálogo no campo do conhecimento da modernidade e seus reflexos para a educação. O que propomos é entender como as ciências e o modelo cientí­fico clássico precisa libertar-se de suas amaras e autossuficiências para dialogar com outras áreas do conhecimento e o que isso representa para a educação. O problema não é novo. Insere-se no rol das chamadas crises de paradigmas. A proposta que apresentamos parte do âmago da filosofia analí­tica norte-americana e propõe, com Boaventura de Souza Santos, uma leitura das ciências, mostrando seus limites e o trabalho do intelectual como tradutor. Buscamos, assim, estabelecer pontes entre os saberes, chegando à noção de conhecimento que tenha impacto na ampliação do horizonte educacional pelo conhecimento prudente. Esse movimento epistêmico produz efeitos para a educação e as salas de aula. Seguimos, depois, pela via epistêmica que passa pela complexidade, auto-organização e caos, na efetivação do diálogo educação e ciências. Palavras-chave: Ciência e educação. Epistemologia e educação. Totalidade e tradução.

Biografia do Autor

Ivan Luís Schwengber, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (Mestrado em Educação) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Ireno Antônio Berticelli, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Professor titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (Mestrado em Educação). Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde (Doutorado em Ciências da Saúde).

Downloads

Publicado

08-10-2019

Como Citar

Schwengber, I. L., & Berticelli, I. A. (2019). Tradução e totalidade: reflexos educacionais. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(47), 242–271. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3797

Edição

Seção

Artigos