Educação para o consumo: a ação docente em destaque

Autores

  • Gabriel Bezerra Zecchin Universidade Presbiteriana Mackzenzie
  • Maria de Fátima Ramos de Andrade Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

O presente estudo propôs-se a investigar como o tema consumo vem sendo tratado no contexto escolar. Inicialmente, foram analisadas, nos documentos oficiais (Diretrizes Curriculares Nacionais e Parâmetros Curriculares Nacionais), as diretrizes pedagógicas para o trabalho docente. Na sequência, com a intenção de compreender como a tema é tratado em sala de aula, questionários e entrevistas foram respondidos por professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa, por meio de um estudo qualitativo de caráter descritivo, mostrou que todos os professores identificam a importância de a escola trabalhar com esse tema, como possibilidade de conscientizar os alunos, pois, majoritariamente já presenciaram atitudes e situações nas quais o consumismo estava envolvido em sala de aula. O estudo aponta a necessidade de pensarmos a escola como espaço de libertação dos indiví­duos da opressão e naturalização de determinados comportamentos pelo desenvolvimento de uma consciência crí­tica. Palavras-chave: Consumismo. Consumo. Documentos oficiais. Prática pedagógica.

Biografia do Autor

Gabriel Bezerra Zecchin, Universidade Presbiteriana Mackzenzie

Professor de História e mestre do Programa de Pós-graduação EAHC - UPM

Maria de Fátima Ramos de Andrade, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora do Programa de Mestrado Interdisciplinar Educação, Arte e História da Cultura.

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Publicado

28-07-2020

Como Citar

Zecchin, G. B., & Andrade, M. de F. R. de. (2020). Educação para o consumo: a ação docente em destaque. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(50), 257–280. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3758

Edição

Seção

Artigos