Os jovens da EJA e o trabalho: repensando a prática a partir das expectativas e representações sociais

Autores

  • Daniele da Silva Maia Gouveia Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ
  • Alcina Maria Testa Braz da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ.

Resumo

O crescente ingresso de alunos cada vez mais jovens na Educação de Jovens e Adultos (EJA) possui diversos motivos, assim como várias são as razões que levaram esses alunos a abandonar seus estudos. O que pouco se discute é a relação que existe entre estes motivos e as expectativas dos jovens da EJA. Essa relação gira em torno do trabalho e de seus interesses em garantir um futuro melhor para sua famí­lia e para si próprio. O objetivo deste estudo é conhecer o perfil dos jovens da EJA, a partir da análise de suas experiências profissionais e expectativas, alertando para a necessidade de repensar o currí­culo e as práticas no Ensino Médio da EJA para que as suas expectativas de formação sejam atendidas. A pesquisa que possui caráter qualitativo utiliza como metodologia a análise de conteúdo de Bardin com auxí­lio do software Atlas ti e é balizada pelos conceitos da Teoria das Representações Sociais (TRS), assumida como referencial teórico.

Biografia do Autor

Daniele da Silva Maia Gouveia, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ

Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ. Professora da rede estadual e municipal do Rio de Janeiro

Alcina Maria Testa Braz da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ.

Docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciência, Tecnologia e Educação/PPCTE do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ.

Publicado

16-11-2017

Como Citar

Maia Gouveia, D. da S., & Testa Braz da Silva, A. M. (2017). Os jovens da EJA e o trabalho: repensando a prática a partir das expectativas e representações sociais. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(37), 319–342. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3754

Edição

Seção

Artigos