Representações sociais em movimento: uma análise de duas pesquisas no âmbito da Educação do Campo da FaE-UFMG

Autores

  • Luiz Paulo Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Cristiene Adriana Carvalho Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
  • Maria Isabel Antunes-Rocha Faculdade de Educação da UFMG

Resumo

Considerando a expansão da Educação do Campo no cenário educacional brasileiro e o papel pioneiro da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE - UFMG) na formação de professores do Campo torna-se fundamental discutir as pesquisas realizadas nesse contexto que utilizaram a Teoria das Representações Sociais (TRS). A construção de um projeto de educação em diálogo com os Movimentos Sociais dá pistas do caráter fecundo da Educação do Campo a ser estudado à luz da TRS, considerando a importância dos grupos, suas ideologias e contextos nas formas de pensar, sentir e agir dos sujeitos. Este trabalho propõe o diálogo entre uma pesquisa de mestrado e uma pesquisa de doutorado que tiveram como objetivo estudar respectivamente as representações sociais das práticas artí­sticas e da violência na formação dos Licenciandos em Educação do Campo da FAE UFMG. A proposta metodológica inseriu-se em uma abordagem qualitativa descritiva a partir da análise de categorias: articulação do objeto de pesquisa no contexto, abordagem da TRS e procedimentos metodológicos para a captura do movimento das Representações Sociais. A análise permitiu observar o diálogo entre a abordagem metodológica das pesquisas a partir do aprimoramento do conceito "Representação Social em Movimento" que tem possibilitado a verificação das representações sociais em sujeitos que se encontram em contextos geradores de mudança. Compreendeu-se a Teoria das Representações Sociais como referencial potencializador da análise das representações sociais de sujeitos que se encontram pressionados para a mudança em seu processo formativo.

Biografia do Autor

Luiz Paulo Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (FaE-UFMG), Mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (FM-UFMG). Graduado em Psicologia pela Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Professor Adjunto I no Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Email: luizribeiro@live.com. Endereço para contato: Rua Dimas de Oliveira, 282, Dom Bosco, Santo Antônio do Monte/MG, CEP 35560-000.

Cristiene Adriana Carvalho, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Doutoranda e mestre em Educação (/UFMG). Especialista em Teoria e Métodos de Pesquisa em Educação (UFOP). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância (UFF). Licenciada em Artes Cênicas (UFOP). Pedagoga (UNIUBE).

Maria Isabel Antunes-Rocha, Faculdade de Educação da UFMG

Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre e graduada em Psicologia pela mesma universidade. Professora Associada da FaE/UFMG. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais (GERES).

Publicado

25-10-2017

Como Citar

Ribeiro, L. P., Carvalho, C. A., & Antunes-Rocha, M. I. (2017). Representações sociais em movimento: uma análise de duas pesquisas no âmbito da Educação do Campo da FaE-UFMG. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(37), 343–366. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3627

Edição

Seção

Artigos