A inter-relação do jovem adulto com os artefatos digitais na vida cotidiana: apropriações e implicações sociais, culturais e educacionais

Autores

  • Dirce Aparecida Foletto Moraes Universidade Estadual de Londrina
  • Claudia Maria de Lima Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho/Campus de São José do Rio Preto.

Resumo

Este artigo investiga as apropriações e a inter-relação de um grupo de jovens universitários com os artefatos digitais na vida cotidiana e as consequentes implicações sociais, culturais e educacionais. Este se constitui como um estudo exploratório-explicativo, tendo como lócus de pesquisa uma turma de jovens ingressantes em uma universidade pública do interior do Paraná. Um questionário foi utilizado para coletar os dados, e os resultados elucidam que os jovens pesquisados estão apropriando-se dos artefatos como ferramentas mediadoras das atividades cotidianas e, a partir dessa inter-relação, vivenciando novas experiências, que conduzem a diferentes movimentos socioculturais e a subjetividades que trazem implicações nos modos de ser e de viver e na produção de conhecimento, evidenciando, como consequência, a necessidade de repensar as práticas educativas. Palavras-chave: Artefatos digitais. Ferramentas mediadoras. Jovem adulto.

Biografia do Autor

Dirce Aparecida Foletto Moraes, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela FCT/UNESP de Presidente Prudente. Professora do departamento de educação da Universidade Estadual de Londrina, atuo nas áreas de didática, tecnologia educacional, avaliação e formação de professores. dircemoraes2007@gmail.com dircemoraes@uel.br

Claudia Maria de Lima, Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho/Campus de São José do Rio Preto.

Doutora em Educação. Professora do Departamento de educação Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho/Campus de São José do Rio Preto. Tem experiência na área de Psicologia e Pedagogia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância; comunicação e educação; mí­dia-educação; formação de professores, processos de ensino e aprendizagem e representação social.

Downloads

Publicado

08-10-2019

Como Citar

Moraes, D. A. F., & Lima, C. M. de. (2019). A inter-relação do jovem adulto com os artefatos digitais na vida cotidiana: apropriações e implicações sociais, culturais e educacionais. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(47), 32–49. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3368

Edição

Seção

Artigos