Polí­ticas de Inclusão e Práticas Pedagógicas na Educação de Alunos Surdos: Desafios do Atendimento Educacional Especializado

Autores

  • Rosana Prado Instituto Nacional de Educação de Surdos
  • Valdelúcia Alves da Costa Universidade Federal Fluminense

Resumo

Considerando o atual cenário do neoliberalismo globalizado e a necessidade de avaliação das polí­ticas e práticas da educação inclusiva no Brasil, este artigo teve por objetivo problematizar as orientações legais para educação de alunos surdos na escola pública, com foco no Atendimento Educacional Especializado/AEE como estratégia pedagógica no atendimento das demandas inclusivas nas escolas. Para além de considerar as orientações legais, este estudo debateu os processos democráticos a serem desenvolvidos e implementados para o AEE na escola pública, com vistas à inclusão de alunos surdos na abordagem bilí­ngue/bicultural, considerando o pensamento de Skliar no que se refere às abordagens polí­tico-filosóficas da educação de alunos surdos. Como parte de uma tese de doutorado em educação, este estudo adotou a Teoria Crí­tica da Sociedade como suporte teórico-metodológico na problematização do objeto de estudo, na revisão bibliográfica, na análise dos dados coletados e na apresentação dos resultados, com ênfase no pensamento de Adorno quanto ao potencial emancipador e democrático da educação, considerando a escola como espaço de reflexão e crí­tica às ações de dominação cultural visando não permitir sua reprodução. Os resultados obtidos revelaram que há uma legislação que legitima os direitos dos indiví­duos surdos em relação à sua lí­ngua, cultura e identidade na escola pública, tornando-se um significativo desafio na promoção de estratégias e estruturas educacionais que materializem esses direitos à educação bilí­ngue por intermédio da participação de profissionais surdos e, consequentemente, se contrapondo à educação que limita e segrega o indiví­duo surdo na sociedade ouvinte e excludente.

Biografia do Autor

Rosana Prado, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Professora Doutora Adjunta do Ensino Superior/faculdade de pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos/INES/RJ Professora bilí­ngue - português/Libras Professora de Libras

Valdelúcia Alves da Costa, Universidade Federal Fluminense

Doutora em História e Filosofia (PUC-SP); Pós-doutorado em Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania (UFPE) e Polí­ticas en Educación y Subjetividad (UNAM); Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação; atuante na Área de Educação, Educação Especial e Inclusiva, Polí­ticas de Educação.

Publicado

05-07-2017

Como Citar

Prado, R., & Costa, V. A. da. (2017). Polí­ticas de Inclusão e Práticas Pedagógicas na Educação de Alunos Surdos: Desafios do Atendimento Educacional Especializado. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(35), 282–312. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3191

Edição

Seção

Revisão de literatura