Inclusão de mulheres negras na educação a partir do acolhimento de suas crianças no Programa Projovem Campo

Autores

  • Marina Morenna Alves de Figueiredo Universidade de Brasí­lia
  • Maria da Conceição da Silva Freitas Universidade de Brasí­lia

Resumo

Este artigo discute a inclusão das jovens mulheres negras e mães na educação básica por meio da implementação das salas de acolhimento do Programa Projovem Campo. Essas salas têm como objetivo apoiar as mães do programa que não têm com quem deixar seus filhos no horário das aulas, proporcionando o acolhimento das crianças enquanto as jovens estudam. No contexto de uma sociedade de estrutura patriarcal, esta iniciativa é uma ação afirmativa de inclusão das jovens mulheres mães em espaços educacionais. Deste modo, foi realizado um estudo de caso no CEF Pipiripau II, na Zona Rural de Planaltina/DF e os resultados do trabalho de campo indicaram dificuldades na implementação e execução da sala de acolhimento. Destacam-se, entre estas, o não cumprimento de ações estabelecidas no desenho da polí­tica, como a falta de um espaço especí­fico e de materiais para a sala de acolhimento e a falta de monitores para desenvolver as atividades. Palavras-chave: Educação Básica. Mulheres Negras. Salas de Acolhimento.

Biografia do Autor

Marina Morenna Alves de Figueiredo, Universidade de Brasí­lia

Mestre em Geografia na Universidade Federal da Bahia - UFBA e Especialista em Gestão de Polí­ticas Públicas em Gênero e Raça na Universidade de Brasí­lia - UNB. Bacharel e Licenciada em Geografia também na UFBA. Atualmente é Assistente de Pesquisa III no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA e é também pesquisadora da Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidade Ibero-Latino-Americana (REGGSILA) e Professora da rede pública do Distrito Federal. Possui graduação incompleta em Tecnologia em Saneamento Ambiental na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atua principalmente nos seguintes temas: Polí­ticas Públicas, Gênero, Raça, Trabalho, Juventude, Território e Pesca Artesanal.

Maria da Conceição da Silva Freitas, Universidade de Brasí­lia

Professora Adjunta na Universidade de Brasí­lia, Departamento de Educação. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasí­lia - UnB.

Downloads

Publicado

22-03-2019

Como Citar

Figueiredo, M. M. A. de, & Freitas, M. da C. da S. (2019). Inclusão de mulheres negras na educação a partir do acolhimento de suas crianças no Programa Projovem Campo. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(45), 373–391. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3119

Edição

Seção

Artigos