O RURALISMO PEDAGÓGICO: UMA PROPOSTA PARA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA PRIMÁRIA RURAL
Resumo
Entre as décadas de 1920 e 1945 ocorreram significativas mudanças educacionais para as populações do campo, pois o ensino rural, antes negligenciado, ganhou visibilidade e começou a ser motivo de debate em todo país, inclusive na Conferência Interestadoal do Ensino Primário (1921) e nas Conferências da Associação Brasileira de Educadores (ABE), em defesa de um currículo diferenciado para essa modalidade educacional. Nesse período, ocorre também a consolidação de uma corrente de pensamento denominada de Ruralismo Pedagógico, que tinha como objetivo principal propagar uma escolarização que integrasse o homem às condições regionais e o fixasse no campo. Buscando contribuir para o esclarecimento de como o pensamento dos ruralistas pedagógicos influenciaram nas decisões sobre a escola primária rural brasileira, especialmente mato-grossense, realizou-se um trabalho historiográfico pautado em análises de fontes documentais localizados principalmente no Arquivo Público de Mato Grosso e no Acervo Paulo Borroul (USP). Concluiu-se que nesse período, caracterizado por ampla defesa da escola rural, houve uma expansão considerável dessas instituições em todo estado de Mato Grosso, muito embora esse movimento não tenha garantido a qualidade da mesma.