O RURALISMO PEDAGÓGICO: UMA PROPOSTA PARA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA PRIMÁRIA RURAL

Autores

  • Elizabeth Figueiredo Sá Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Marineide Oliveira da Silva Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Resumo

Entre as décadas de 1920 e 1945 ocorreram significativas mudanças educacionais para as populações do campo, pois o ensino rural, antes negligenciado, ganhou visibilidade e começou a ser motivo de debate em todo paí­s, inclusive na Conferência Interestadoal do Ensino Primário (1921) e nas Conferências da Associação Brasileira de Educadores (ABE), em defesa de um currí­culo diferenciado para essa modalidade educacional. Nesse perí­odo, ocorre também a consolidação de uma corrente de pensamento denominada de Ruralismo Pedagógico, que tinha como objetivo principal propagar uma escolarização que integrasse o homem às condições regionais e o fixasse no campo. Buscando contribuir para o esclarecimento de como o pensamento dos ruralistas pedagógicos influenciaram nas decisões sobre a escola primária rural brasileira, especialmente mato-grossense, realizou-se um trabalho historiográfico pautado em análises de fontes documentais localizados principalmente no Arquivo Público de Mato Grosso e no Acervo Paulo Borroul (USP). Concluiu-se que nesse perí­odo, caracterizado por ampla defesa da escola rural, houve uma expansão considerável dessas instituições em todo estado de Mato Grosso, muito embora esse movimento não tenha garantido a qualidade da mesma. 

Biografia do Autor

Elizabeth Figueiredo Sá, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

É Pedagoga, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000) e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Participou do estagio de doutoramento na Universidade do Porto (2004). Em 2009 concluiu o pós-doutorado na Faculdade de Educação da USP. Atualmente é coordenadora do grupo de Pesquisa História da Educação e Memória -GEM-IE-UFMT; e pesquisadora na área da História da Educação do NIEPHE - Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em História da Educação da FEUSP. Atua como professora adjunta no Instituto de Educação e no Programa de Pós-graduação da UFMT.

Marineide Oliveira da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso, Graduanda em Serviço Social (UFMT), Especialista em Educação Infantil pela mesma instituição de ensino, Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação/IE/UFMT e integrante do Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória/ GEM/UFMT. Bolsista CNPq.

Publicado

29-08-2013

Como Citar

Sá, E. F., & da Silva, M. O. (2013). O RURALISMO PEDAGÓGICO: UMA PROPOSTA PARA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA PRIMÁRIA RURAL. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(23), 61–83. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/302

Edição

Seção

Artigos