Democracia racial e dispositivos de segurança no Brasil: contribuições para uma educação antirracista

Autores

  • Mozart Linhares da Silva Universidade de Santa Cruz do Sul

Resumo

Uma das grandes proposições da Lei 10.639/03 que obriga o ensino da História e cultura afro-brasileira no currí­culo da educação brasileira é o enfrentamento do racismo. Para tanto é preciso entender as "especificidades" da construção histórica do racismo no Brasil, o que possibilita articular de forma mais efetiva as relações entre a educação e os processos de subjetivação que constituem sujeitos capazes deste enfrentamento. A partir desta premissa, analiso, neste artigo, o "mito" da democracia racial na perspectiva foucaultiana dos dispositivos de segurança, problematizando as narrativas identitárias que instituí­ram o não-racismo no Brasil como corolário de uma sociedade não-conflituada. Problematizo a democracia racial considerando esta na confluência da articulação entre eugenia, polí­tica de branqueamento e mestiçagem, cujo desdobramento é a constituição do corpo-espécie da população brasileira, a partir dos anos 1930, como processo de inclusão-exclusiva da população negra num dispositivo que a inclui, pela lógica da mestiçagem, numa narrativa identitária que simultaneamente a exclui do devir nacional. Aponto para a negação do racismo e o proselitismo da mestiçagem como elementos que fazem com que a democracia racial funcione como um dispositivo de segurança, cujos desdobramentos são evidenciados no processo de "pardificação" da população, demonstrada nos censos entre os anos 1940 e 2010, o que aponta para os processos de subjetivação acionados pelas narrativas identitárias que fazem da mestiçagem uma lógica social. Por fim, chamo a atenção para a fratura do "mito" na contemporaneidade, na qual novos arranjos biopolí­ticos precisam ser considerados para o entendimento das relações raciais no Brasil.

Biografia do Autor

Mozart Linhares da Silva, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutor em História pela PUCRS, com extensão na Universidade de Coimbra, Pós-doutor pela UFRGS. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado) e do Departamento de História e Geografia da UNISC

Publicado

18-09-2017

Como Citar

da Silva, M. L. (2017). Democracia racial e dispositivos de segurança no Brasil: contribuições para uma educação antirracista. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(38), 7–31. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/2533

Edição

Seção

Artigos