Docência e aprendizagem: o que podemos inventar em meio à poeira que paira em seus espaços vazios?

Autores

  • Francieli Regina Garlet Universidade Estadual de Maringá
  • Marilda Oliveira de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Esta escrita busca pensar a aprendizagem e a docência a partir das filosofias da diferença e do que foi possí­vel capturar e inventar em meio às poeiras que pairaram nos vazios que se instalaram entre ditos e vistos em algumas experiências educativas ocorridas em um espaço de um Programa de Pós-Graduação em Educação. Assim, a problemática que a movimenta, diz respeito a: o que, nessas experiências educativas, vaza ou, paira leve, entre os já ditos e já vistos que delimitam a docência e a aprendizagem? É no entrecruzamento de afetos experienciados em meio às leituras e o referido espaço da pós-graduação, que essa escrita/pensamento vai sendo produzida, atenta ao que paira no vazio que se aloja entre o que se vê e ouve, e ao que pode escorrer nesse entre, desejando também que seus vazios possam ser habitados por batalhas ainda por vir, tornando-se terra fértil para outros devires. Palavras-chave: Aprendizagem. Docência. Fora. Vazio.

Biografia do Autor

Francieli Regina Garlet, Universidade Estadual de Maringá

Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Atuou entre 2017 e 2018 como professora do Curso de Artes Visuais do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (bolsa parcial CAPES/CNPq). Mestre em Educação e licenciada em Artes Visuais pela mesma instituição. Editora de Seção da Revista Digital do LAV. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC).

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Coordenadora do GEPAEC - Grupo de Estudos em Arte, Educação e Cultura e Editora da Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais.

Downloads

Publicado

28-05-2019

Como Citar

Garlet, F. R., & Oliveira, M. O. de. (2019). Docência e aprendizagem: o que podemos inventar em meio à poeira que paira em seus espaços vazios?. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(45), 529–547. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/2487

Edição

Seção

Artigos