Do ler ao navegar: a construção do conhecimento a partir do hipertexto
Resumo
O presente trabalho trata de um novo gênero textual que entrou em evidência com avanço das tecnologias digitais: o hipertexto. Tem-se o objetivo de averiguar como este pode causar mudanças na forma de aprender e construir o conhecimento. Utilizando o método da pesquisa bibliográfica, com foco, principalmente, nas pesquisas de Dias (1999), Gomes (2013) e Marcuschi (2001), a partir de uma abordagem qualitativa, apresentam-se as reflexões precursoras sobre o tema, apontando mudanças comportamentais derivadas do surgimento de novas mídias, que possibilitaram formas inovadoras de interação autor-obra-leitor. Além disso, verifica-se como o hipertexto pode ajudar na construção do conhecimento. Conclui-se que essa construção é possível por conectar diversos textos e estabelecer diálogos entre estes de forma interativa, colaborativa, em rede, desde que autor saiba estabelecer os links semanticamente e o leitor tenha consciência do que de fato busca. Entende-se, por fim, que novas reflexões se fazem necessárias por parte dos professores, a fim de que haja inserção do hipertexto nos métodos de ensino, contextualizando-os à cibercultura e promovendo o letramento digital dos educandos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos:
I. O(s) autor(es) e o(s) eventual(is) coautor(es) conhecem e declaram concordar com as políticas editoriais da revista para a publicação de artigos e com os termos e diretrizes a seguir;
II. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo;
III. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá;
IV. É responsabilidade do(s) autor(es) assegurar que o manuscrito não contenha elementos que revelem sua identidade, garantindo a revisão cega durante o processo de avaliação por pares. Para isso, devem ser adotadas as seguintes medidas: remover nomes de autores, afiliações institucionais e quaisquer informações pessoais do corpo do texto e das notas de rodapé; substituir referências à própria produção por termos neutros, como “Autor(a)” ou “Autor(a), ano”, evitando citações que permitam a identificação; nomear o arquivo de submissão de forma neutra, sem mencionar o nome do(s) autor(es); e excluir metadados do documento que possam identificar a autoria (ex.: propriedades do arquivo em editores de texto).
V. O responsável pela submissão deve certificar-se do preenchimento completo e correto das informações de todos os colaboradores, conforme solicitado no sistema de submissão, incluindo: nome completo, filiação institucional atualizada, e-mail, link para o currículo Lattes (para participantes brasileiros), ORCID e minicurrículo;
VI. O(s) autor(es) comprometem-se a submeter o manuscrito utilizando exclusivamente o template oficial disponibilizado pela Revista Educação e Cultura Contemporânea (REEDUC), assegurando o cumprimento integral das normas de formatação exigidas. Isso inclui a padronização de margens, fonte, espaçamento, estilo de citações e referências bibliográficas, conforme descrito nas Diretrizes para Autores. Submissões fora do padrão estabelecido poderão ser rejeitadas ou devolvidas para ajustes antes do encaminhamento à avaliação por pares.
VII. Caso tenha sido utilizado algum recurso de inteligência artificial (IA) durante a elaboração do manuscrito, o(s) autor(es) deve(m) declarar esse uso, seguindo as orientações do template e da seção "Declaração de Direito Autoral", disponíveis nesta página.